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A teoria social do materialismo histórico

Artigo: A teoria social do materialismo histórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Artigo  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

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Queridos alunos atenção para as orientações, estes apontamentos realizados aqui é para ajuda-los nos estudos, para tanto é necessário que vocês leiam as unidades da apostila, façam um fichamento de cada unidade, depois leiam os slides e estes pontos destacados abaixo:

1. Émile Durkheim

Obra Suicídio

Fato Social

Toda maneira de agir, pensar e sentir que é geral no âmbito da sociedade tem existência própria e é independente das manifestações individuais. Características;

a) Exterior ao indivíduo;

b) Anterior ao indivíduo;

c) Exerce uma coerção social;

d) Exerce forma moral através da consciência coletiva

Solidariedade

Para Durkheim as pessoas ou sociedades que se encontra em estágio de solidariedade são aquelas que possuem algo em comum, ou compartilham alguma coisa. Mas ele divide em dois tipos de sociedades:

Solidariedade Mecânica

Sociedades não complexas (tribais, agrícolas tradicionais). Divisão do trabalho pouco desenvolvida. União ocorre por meio das crenças, religião, laços afetivos ou tradição. Os indivíduos desempenham funções semelhantes ao indivíduo que não se assemelha ao todo; é uma ameaça à unidade do corpo social.

Solidariedade Orgânica

Solidariedade produzida pela divisão do trabalho (sociedades técno-científica como a nossa). Os indivíduos desempenham funções distintas (especialização). “Pensar e agir por nós mesmos”. Sociedade é um todo orgânico e diferenciado, pelo fato de o que as fazem unidas é o trabalho (divisão do trabalho), mas, por outro lado há muita individualidade.

2. Max Weber

Obra autor Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

Conceito de Racionalização

É caracterizado pela intelectualização e desencantamento das questões religiosas, ocorre quando as pessoas passam a se especializar e há uma objetivação e despersonalização da economia da política, do Estado e direito. Além disso, ocorre um deslocamento da orientação tradicional para ação racional. Para Weber a burocratização da vida, o progresso da técnica leva os indivíduos a um processo descrença nos poderes mágicos, levando a uma perda do sentido sagrado da vida. O real torna-se cansativo e utilitário, marcado por um vazio que os homens buscam preencher com agitações.

Ação social

1)Ação racional: é definida pelo fato de que o ator concebe claramente seu objeto e combina os meios disponíveis para atingi-lo.

2) Ação racional em relação ao valor: esta é racional não pelo objetivos definidos, mas porque seria desonroso deixar de responder a um desafio.

3) Ação afetiva: ditado pelo estado de consciência/ emocional ou humor do indivíduo.

4) Ação tradicional: é a ditada pelos hábitos, crenças, costumes.

3. Karl Marx

Principal obra O capita

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Materialismo Histórico

Materialismo histórico proposto pelo autor alemão Karl Marx, é uma abordagem metodológica de estudo da sociedade baseada na explicação da história e da formação das sociedades humanas a partir dos fatos materiais (econômicos e técnicos) e das relações advindas entre a infraestrutura e a superestrutura. Sua teoria social teve grande legado sobre o mundo, impulsionando revoluções e marcando definitivamente a história da humanidade. Para Marx a propriedade privada da terra e dos meios de produção é vista como elemento constituinte da desigualdade, uma vez que permite uma relação desigual e exploratória entre capitalistas e trabalhadores.

Conceito de Ideologia

A ideologia é um conceito amplo, mas foi na teoria de Karl Marx que teve sua definição mais expressiva Ideologia é um conceito que refere-se à forma como os grupos socialmente elevados, as elites, se utilizam de ideias para dominar as classes menos favorecidas a seu favor. Além disso, trata-se de um conjunto de ideias, valores ou crenças que orientam a percepção e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais e políticos. A ideologia consiste em ideias explícitas, fruto da reflexão coletiva e, portanto, internalizadas por todos os indivíduos sem possibilidades de se romper com seus pressupostos, também pode ser usada para manipular, direcionar e/ou limitar a visão das pessoas sobre determinado assunto ou questão.

Alienação

O processo de alienação inicia-se na produção de mer¬cadorias, quando o traba¬lhador não percebe a mer¬cadoria como produto de seu trabalho – portanto, ela não lhe pertence. A alienação envolve o tra¬balhador, tornando-o um ser humano que deixa de ser o seu próprio centro, que já não pertence a si mesmo. O trabalho, como modo de pro¬duzir a vida, está encarnado nas relações sociais que estabelecemos em nosso cotidiano. Desta maneira, se a produção apresenta-se como produção aliena¬da, não há dúvidas de que o consumo também é um consumo alienado Marx afirmava

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