TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Trabalho Escolar: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  2.677 Palavras (11 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 11

CIENCIAS SOCIAIS – QUESTIONARIO UNIDADE II

• Pergunta 1

0,5 em 0,5 pontos

A globalização econômica estimulou um amplo processo de modernização das empresas, com grande aumento da competitividade dos mercados, que levaram à redução de custos. Indique o efeito negativo desse processo de globalização.

Resposta Selecionada: a.

Ampliação do desemprego em vários países do mundo.

Respostas: a.

Ampliação do desemprego em vários países do mundo.

b.

Amplo processo de modernização da economia com a entrada de produtos importados.

c.

Ampliação do mercado consumidor de produtos nacionais.

d.

Diminuição dos níveis de desemprego em todos os países do mundo.

e.

Proporcionou uma maior integração das políticas ambientais.

Feedback da resposta: Alternativa correta: A

Comentário: A questão pede para o aluno identificar o efeito negativo do processo de globalização. Levou a ampliação do desemprego no mundo, pois as grandes empresas buscam produzir suas mercadorias em países onde a mão de obra seja muito barata, como na China. Isso provoca aumento do desemprego nos outros países.

• Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

Quanto ao processo de precarização do trabalho, pode-se destacar, entre as ocupações não organizadas, a crescente quantidade de trabalhadores temporários, de meio período, freelancers, autônomos, internautas que se utilizam de meios eletrônicos (e-mails), contratados diversos e representantes independentes, além daquelas ocupações com ganhos flutuantes atrelados aos índices de desempenho, enterrando de vez a ideia de um futuro previsível assentado no emprego estável.

Antunes (2002) considera que a precarização do trabalho levou a mutações em que poucos se especializaram e muitos ficaram sem qualificação suficiente para introduzir-se nesse mercado de trabalho, engrossando a fila dos desempregados, gerando uma classe de trabalhadores fragmentada e dividida entre trabalhadores qualificados e desqualificados, do mercado formal e informal, jovens e velhos, homens e mulheres, estáveis e precários, imigrantes e nacionais etc., sem falar nas divisões que decorrem da inserção diferenciada dos países e de seus trabalhadores na nova divisão internacional do trabalho. Esse processo conduziu a destruição e/ou precarização do trabalho, sem paralelos em toda era moderna. A decorrência foi o desemprego e a informalidade, cuja característica desse setor informal é o trabalho isolado, muitas vezes inventando seu próprio trabalho, com grande mobilidade de atividades e horários flexíveis. O setor informal, segundo a OIT, já atinge cerca de 40% do mercado de trabalho na América Latina. A taxa de informalidade tem tido um crescimento superior ao setor formal. Os processos de terceirização e informalidade se expandem sob a forma de trabalho por conta própria em microempresas, seja através do trabalho em domicílio e tem obscurecido o desemprego. A economia informal então é o destino de um grande contingente de trabalhadores que não conseguem inserção na pirâmide do mercado de trabalho formal. Colocando em evidência a tendência geral de hierarquização do trabalho, a fragilização dos vínculos e a crescente desigualdade remuneratória, aprofundando a fratura social, trazendo insegurança, tornando a economia ineficiente, transformando-a em um ciclo vicioso de desorganização social.

Diante do texto anterior, é correto afirmar que o denominado desemprego estrutural, bem característico da atual fase de globalização:

Resposta Selecionada: a.

É provocado pela inclusão da alta tecnologia nos processos produtivos, como a automação, relacionado a uma fraca ou precária reabsorção no mercado de trabalho que atinge diferentes camadas sociais e categorias profissionais nos mais diversos países.

Respostas: a.

É provocado pela inclusão da alta tecnologia nos processos produtivos, como a automação, relacionado a uma fraca ou precária reabsorção no mercado de trabalho que atinge diferentes camadas sociais e categorias profissionais nos mais diversos países.

b.

É uma forma de desemprego que atinge qualquer trabalhador das diversas áreas terceirizadas nos diversos setores e ramos do mercado de trabalho.

c.

É a denominação de um tipo de desemprego que diz respeito às novas formas de flexibilização das relações e de contratos de trabalho, podendo também ser denominado de desemprego conjuntural.

d.

É uma forma de desemprego que sempre existiu e que atinge somente trabalhadores desqualificados dos países em desenvolvimento, como o Brasil.

e.

Desemprego que é rapidamente eliminado, pois o trabalhador logo é absorvido em outra atividade, pois não está relacionado a questões da modernidade tecnológica.

Feedback da resposta: Alternativa correta: A

Comentário: O desemprego estrutural é provocado pelo vertiginoso desenvolvimento das tecnologias que faz com que inúmeros trabalhadores não encontrem colocações no setor produtivo. É típico da sociedade atual e atinge todos os países.

• Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

“O mundo está ficando cada vez menor.”

A frase anterior expressa certo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com