TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificacaodo Imposto Em Mocambique

Ensaios: Classificacaodo Imposto Em Mocambique. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  2.943 Palavras (12 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Como vimos na introdução da cadeira, a Contabilidade de Custos é utilizada na estrutura da empresa como uma ferramenta de auxilio à administração, em todas as suas áreas operacionais.

O presente trabalho tem como objectivo abordar de uma forma clara, simples e concisa, o orçamento do ponto de vista empresarial, sua gestão, fases orçamentais, a necessidade de planear e mais precisamente o orçamento de custos comerciais, com vista a tornar as informações contábeis mais acessíveis no auxilio de tomadas de decisões dentro da empresa.

Quanto a composição o mesmo, apresenta uma organização simples que permite um entendimento claro, organização esta, que parte da presente introdução, desenvolvimento dos temas proposto, conclusão e por último as referências bibliográficas.

No desenvolvimento dos temas tentamos de uma maneira geral apresentar conteúdo que achamos ser de caráter importante, quanto a conclusão fizemos um resumo daquilo que o grupo achou e concluiu sobre o tema, mas focando˗se sobre tudo no orçamento de custos comercias.

1. Orçamento

1.1. Conceito

Orçamento é a parte de um plano financeiro que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física.

O orçamento geral resume os objetivos de todas as subunidades de uma organização – vendas, produção, distribuição e finanças. Quantificam metas para vendas, produção, lucro líquido e posição de caixa e para qualquer outro objetivo especificado pela administração.

É claro que os orçamentos também podem ser usados a nível individual. Por exemplo, um aluno pode fazer um orçamento detalhado ou geral do que gastará com alimentação na próxima semana ou mês, das horas de estudo antes das provas, e assim por diante.

1.2. Tipos de Orçamento

O orçamento pode ser mais bem visualizado através dos seus diversos tipos. Descrevemos a seguir alguns dos tipos mais utilizados pelas organizações:

1) Orçamento Administrativo: é aquele que é feito a priori e prevê os fatos administrativos de uma empresa ou entidade.

2) Orçamento Anual: quadro em que se prevêem receita e despesa a serem realizadas ao longo de um ano.

3) Orçamento Complementar: previsão adicional, isto é, que visa à complementação de um fato patrimonial ou verba.

4) Orçamento de Aquisições: são cálculos para investimentos a serem realizados.

5) Orçamento de Câmbio: expressão utilizada para designar uma previsão dos recebimentos e pagamentos em divisas, a serem realizados.

6) Orçamento de Custos: previsão das despesas a serem realizadas para a execução da tarefa produtiva.

7) Orçamento Público: é uma tabela da despesa e da receita, com suas fontes e origem legislativa. É uma previsão das possibilidades financeiras do Estado e ao mesmo tempo uma autorização do Poder Legislativo, para que os impostos possam ser arrecadados e as despesas efetuadas. Não se pode cobrar impostos ou efetuar despesas, sem que estejam consignadas na lei orçamentária. O orçamento é, portanto, instrumento da política financeira, destinado a orientar o poder público na execução do programa de governo.

Por sua vez, os orçamentos podem ser desenvolvidos com métodos diferentes, de acordo com as circunstâncias concretas da empresa, como segue:

a) Orçamento de Tendências ˗ trata-se de um orçamento contido aos elementos (receitas e custos) de anos anteriores, os quais serão ajustados aos valores atuais, com algumas pequenas mudanças de metas.

b) Orçamento Base Zero ˗ o orçamento base zero rejeita a visão tradicional do orçamento e, principalmente, a idéia do orçamento incremental, que leva em consideração os dados do ano passado mais um adicional.

c) Orçamento Flexível ˗ o orçamento flexível tem duas diferenças básicas frente ao orçamento empresarial. Primeiro não limita a projeção a um nível de atividade, mas sim, para uma gama de atividades. Segundo, os resultados atuais não são comparados com os custos ao nível de atividade do orçamento original; ou seja, os custos incorridos são comparados com aqueles necessários para esse nível de atividade.

d) Orçamento Contínuo ˗ O orçamento contínuo é frequentemente usado quando se acredita que planos realistas podem ser feitos para curtos períodos e é desejável ou necessário replanejar projeções continuamente por força das circunstâncias

e) Orçamento Perpétuo ˗ é um sistema de planejamento que prevê custos e uso de recursos fundamentado nas relações de causa e efeito entre os processos correntes, permite clara identificação das inter-relações entre atividades da empresa e como essas relações influenciam no desempenho individual e no resultado global.

2. Necessidade de Planeamento

O propósito do planeamento pode ser definido se como desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente e eficaz.

O planeamento é formado através de planos, portanto, o administrador deve saber lidar com diferentes tipos desses planos, podendo incluir período de longo a curto prazo, podendo envolver a organização inteira, uma divisão ou departamento ou ainda uma tarefa. O planejamento possibilita o administrador avaliar os recursos a serem utilizados pela empresa, para que ela possa atingir os seus objetivos traçados.

O planeamento dentro das empresas pode ser dividido em três formas:

 Estratégico ˗ abrange as decisões de longo prazo (conjunto de metas a longo prazo e dos meios disponíveis que possibilitam a alcance dessas metas, dando rumo aos negócios da empresa).

 Tático ˗ trata das metas de médio prazo e tem como objetivo aproveitar ao máximo determinadas áreas de resultado da empresa, ou seja, faz um planejamento específico para cada unidade da empresa, sendo desenvolvido por níveis inferiores da organização.

 Operacional ˗ compreende as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com