Condição Da Comunidade Surda E Muda No Brasil
Trabalho Escolar: Condição Da Comunidade Surda E Muda No Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivanilda • 5/4/2014 • 320 Palavras (2 Páginas) • 457 Visualizações
Ao longo de muitos anos as comunidades surdas foram privadas de seus direitos como cidadãos, e excluídos da sociedade. Na França, o abade Charles-Michel de L’ Epée fundador da primeira escola para surdos no mundo, ele também passou a educação de surdos de individual para coletiva, não mais privilegiando os aristocratas, más estendendo a educação para surdos de toda as classes sociais dando origem a educação para surdos que deixaram uma situação passiva em que sua vida era decidida pelos ouvintes, e iniciaram um movimento que exigiam respeito e seus direitos de cidadãos(lene1992). Primeira grande conquista.
Sua segunda conquista uma escola no Rio de janeiro fundada por d. Pedro II em 19857 que solicitou o encaminhamento de um professor surdo. E o professor recomendado foi Huet, que trouce para o Brasil a língua de simais francesa.
Huet é considerado o introdutor da língua de sinais do Brasil, que se mesclaram com a língua de sinais utilizados pelos surdos brasileiros, formando a língua de sinais brasileira, que oficializou no congresso nacional no ano de 2002 em todo território nacional brasileiro.
Outra grande conquista da comunidade foi formadores de intérpretes, professores surdos e ouvintes trabalhando lado a lado com um só objetivo.
Mas sabemos que sabemos que anos e anos de preconceito não serão apagados facilmente e que muito ainda se deve lutar, com muito esforço, trabalhando em conjunto comunidade surda e ouvinte comprometida com o sonho de um futuro melhor para todos. Buscando com um no olhar a questão dos surdos, sua língua de sinais e sua cultura, seus direitos a acessibilidade em escolas, faculdades e repartições comerciais etc. Dando a comunidade o direito a dignidade e igualdade de valores, visando a construção de um mundo sem tantas diferenças, sem tantos preconceitos e principalmente sem a desvalorização da capacidade de cada um seja com deficiência ou não.
...