TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMANDA

Tese: DEMANDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Tese  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

A Demanda é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar.

Ou seja, é o desejo ou necessidade que a sociedade encontra em comprar algo.

Podemos colocar como exemplo as datas comemorativas, natal, no qual o alimento que mais se destaca dentre todos é o panetone, ou na pascoa que é os chocolates.

Assim, podemos ter uma base do que a demanda realmente representa.

Podemos destacar seus pontos negativos e positivos, tendo em relação as datas comemorativas, o ponto positivo é o lucro, a quantidade de produto que é vendido nessas épocas, mas também precisamos pensar no tanto de alimento que é colocado a preço inferior após esse período, com isso, gerando prejuízos .

A Demanda pode ser caracterizada por vários fatores, como :

1 Gosto de consumidor.

2 A relação entre o preço do bem – quanto maior, menor será a procura pelo mesmo.

3 A relação de seu preço e o poder de compras do consumidor.

Normas Constitucionais de eficácia plena, contida e limitada··.

Podem chegar a um entendimento das normas constitucionais, dada por José Afonso da Silva em relação a sua aplicabilidade em normas de eficácia plena, contida e limitada. 

As normas Constitucionais de eficácia plena são aquelas que, desde a entrada em vigor da Constituição estão aptas para produzirem todos os efeitos jurídicos em que o legislador constituinte, direta e normativamente, quis regular.

Um exemplo de eficácia plena está no Art.15° da CF, vedando a cassação de direitos públicos, sendo ele de aplicabilidade imediata, sem indicações de órgão ou autoridades para executá-lo e sem necessidade de outra norma para complementá-lo.

Normas constitucionais de eficácia contida, produzem efeitos desde sua entrada em vigor, porém é deferido ao legislador ordinário (infraconstitucional) estabelecer restrições ao exercício de tais direitos enunciados (por ex. art 5º XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, oficio ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer). 

Existem também, nas normas de eficácia contida, aqueles que necessitam do acontecimento de pressupostos de fato: um exemplo clássico é a "pena de morte" em caso de guerra declarada - estado de defesa e estado de sítio (nos termos do art. 84, IX, da CF/88).

Normas constitucionais de eficácia limitada, são definidas com que apresentam aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, porque somente incidem totalmente sobre esses interesses após uma normatividade ulterior que desenvolva a aplicabilidade (por ex. CF, art. 192 3º: as taxas de juros reais, nelas incluídas comissões e quaisquer outras remunerações direta ou indiretamente referidas a concessão de crédito, não poderão ser superiores a 12% ao ano; a cobrança acima deste limite será conceituada como crime de usura, punindo, em todas as suas modalidades, nos termos na qual a lei determinar). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com