Empreendedorismo Social - Coca Cola Open Up
Por: jaque.ribeiro • 30/4/2017 • Dissertação • 539 Palavras (3 Páginas) • 375 Visualizações
Coca-Cola Open Up
Empreendedorismo Social
O empreendedorismo social é um tema que vêm sendo cada vez mais abordado tanto na esfera pública quanto na esfera privada. Além disso é um dos temas específicos do grupo - ao qual faço parte - que irá discutir tal assunto com a classe assim como proposto em sala de aula e que tem como tema geral o empreendedorismo.
Existem diversas definições para o empreendedorismo social, uma delas é feita pode ser encontrada em um de nossos artigos da leitura obrigatória chamado "Empreendedorismo Social: Reflexões acerca do papel das organizações e do estado. Tal definição é dada por Oliveira (2004) como uma ação procedente e que tem como resultado a emancipação social e desenvolvimento humano e apresenta como principal característica a socialização de fato e verdade, ações e ideias, resultando uma forma diferenciada de consciência e de postura no confronto das questões sociais. Através desta definição é possível destacar que a principal diferença entre o empreendedorismo e o empreendedorismo social é a capacidade de pensar em inovações que tragam não somente melhorias nos aspectos organizacionais e de mercado, mas sim que o âmbito social acompanhe e colabore para tal melhoria.
Diante desses fatores, vêm surgindo muitas ideias inovadoras que buscam se encaixar nesta nova necessidade e as organizações não querem perder a chance de mostrarem seu interesse e vontade em mover questões sociais e ambientais.
Sendo assim, relacionarei o tema com uma iniciativa da Coca-Cola juntamente com a ARTEMISIA que consiste em uma plataforma chamada Open Up e que foi notícia no site Startupi em 2014 e pode ser encontrado na bibliografia deste trabalho.
A Coca-Cola Brasil e a ARTEMISIA lançam a plataforma de inovação aberta Coca-Cola Up, cujo objetivo é encontrar soluções de negócios voltadas para o impacto social em larga escala. A ideia é atrair startups que ofereçam produtos ou serviços em três áreas específicas: empregabilidade para jovens, soluções que fomentem o empreendedorismo em comunidades de baixa renda e práticas pedagógicas inovadoras no ambiente online. (Startupi, 2014).
No site da Coca-Cola Open UP, encontramos a seguinte definição sobre a iniciativa:
A Coca-Cola Brasil, por meio de sua plataforma de Inovação aberta Coca-Cola Open Up, realiza o The Boat Challenge, uma iniciativa de inovação e empreendedorismo de impacto focado no desenvolvimento socioambiental da Amazônia.
Em parceria com a Artemisia, organização pioneira no tema de negócios de impacto social no Brasil, o The Boat Challenge está em busca de empreendedores que tragam impacto positivo à Amazônia para participarem de um programa intensivo de pré-aceleração!
O objetivo do programa é apoiar negócios de impacto social com soluções que enderecem os grandes desafios da Amazônia, contribuindo assim para a construção de bases de um ecossistema de empreendedorismo de impacto na região.
Esta é apenas uma das diversas iniciativas que a esfera privada tem tomado para se destacar no mercado competitivo, acompanhar as mudanças e melhorias exigidas pelos clientes e funcionários
...