TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.036 Palavras (9 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 9

ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ RODRIGUES DA[pic 1]

SILVA. POLO PRESENCIAL FACULDADE

ANHANGUERA- PALMAS- TO

        

ARCÂNGELA FARIAS LACERDA-RA: 358505

EMÍLIA DE NAZARÉ P. DE SOUSA- RA: 360245

IRANY FERREIRA DO N. MARTINS- RA: 358842

NÍVIA HELENA R. SOUZA- RA: 361935

KÁTIA ALVES DE OLIVEIRA- RA: 360937

 ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Palmas,

 25/09/2013

ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ RODRIGUES DA[pic 2]

SILVA. POLO PRESENCIAL FACULDADE

ANHANGUERA- PALMAS- TO

ARCÂNGELA FARIAS LACERDA-RA: 358505

EMÍLIA DE NAZARÉ P. DE SOUSA- RA: 360245

IRANY FERREIRA DO N. MARTINS- RA: 358842

NÍVIA HELENA R. DE SOUZA- RA: 361935

KÁTIA ALVES DE OLIVEIRA- RA: 360937

 ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Artigo Cientifico do curso de Serviço Social para complementação da nota da disciplina de Fundamentos        das Políticas Sociais, ministrada pelo profa.  Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia.

Palmas,

25/09/2013

SUMÁRIO

1. INTRUDUÇÕA ............................................................................................ 1

2. POLÍTICA .................................................................................................  2

3. O EDUCADOR SOCIAL E A POLÍTICA .................................................. 3

4. FILME GANDHI ....................................................................................... 3

5. CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E A EVIVÊNCIA COTIDIANA.....................................................................................................4

6. CONCLUSÃO............................................................................................ 6

7.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÉFICAS .......................................................... 7


  1. INTRODUÇÃO

O surgimento das politicas sociais foi gradual e diferenciado entre os países, dependendo dos movimentos de organização e pressão da classe trabalhadora, do grau de desenvolvimento das forças produtivas, e das correlações e composições de força no âmbito do Estado. Cita-se no final do século XIX como período em que o Estado capitalista passa a assumir e a realizar ações sociais de forma mais ampla, planejada, sistematizada e apresentando um caráter de obrigatoriedade. Já no Brasil o surgimento e o desenvolvimento da politicas sociais ao longo deste período caracterizam-se pela formação do capitalismo. Afinal não fomos o berço da Revolução Industrial, e as relações sociais tipicamente capitalistas desenvolveram-se de forma bem diferente em nosso País.

.

 

  1.  POLÍTICA

Partindo da ideia de Shimetter, “politica é a resolução pacifica de conflitos”, sendo que esta se encontra na gênese das politicas públicas e, está no processo de permanente conflito entre os diversos comportamentos da sociedade que resulta de resposta do estado ao movimento. A Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. Sendo ainda definida como um conjunto de regras ou normas que regem uma instituição, sendo que esta politica é definida dentro desta instituição por sua visão, missão, valores e compromissos para com aqueles que fazem ou venha fazer parte da mesma.

 Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.

Politica é definida ainda como:

[...] Derivado do adjetivo originado de pólis (politikós), que significa tudo o que se refere à cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil, público, e até mesmo sociável e social, o  termo Política se expandiu graças à influência da grande obra de Aristóteles,  intitulada Política, que deve ser considerada como o primeiro tratado sobre a natureza, funções e divisão do Estado, e sobre as várias formas de Governo, com a significação mais comum de arte ou ciência do Governo, isto é, de reflexão, não importa se com intenções meramente descritivas ou também  normativas, dois aspectos dificilmente discrimináveis, sobre as coisas da cidade (BOBBIO, MATTEUCCI, PASQUINO p. 954)

Durante muito tempo o “termo Política foi usado [...] para designar principalmente obras dedicadas ao estudo daquela esfera de atividades humanas que se refere de algum modo às coisas do Estado” (BOBBIO. p. 954-963).

A política pode ser denominada como a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa forma de governo é exercida pelo poder público, através de representantes conduzidos ao poder, de forma direta ou indiretamente e isto é feito pelo povo. Assim, a política tem como objetivo estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo, aonde se conduz o Estado para o cumprimento de suas principais finalidades.

  1. O EDUCADOR SOCIAL E A POLÍTICA

“Para a efetivação da Assistência Social como política pública, contudo, é imprescindível sua integração e articulação à seguridade social e às demais políticas sociais” (CFESS. p. 7). Quando o Estado busca em suas realizações, o atendimento a necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, segurança etc., verifica-se a implementação e efetivação da política social por parte daquele. Desta forma pode se dizer que politica e politica social representam atuações do poder político visando o bem-estar da população. A política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo. A política social é uma gestão estatal da força de trabalho e do preço do mesmo. Sendo que na força de trabalho todos os indivíduos que só têm a sua força de trabalho para vender e garantir sua subsistência, independente de estarem inseridos no mercado formal de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (180.9 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com