TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Trabalho Escolar: GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 11

GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Trabalho Interdisciplinar – Ensaio de Artigo Científico

Ione Saramento

Grupo UNIASSELVI/ASSEVIM

REH (13)

08/11/2012

RESUMO

A sobrevivência e o crescimento empresarial tem forte correlação com o desenvolvimento de novos processos e novos produtos, destacando a necessidade de incrementar os processos da tomada de decisões como chaves para a promoção da capacidade de inovar. Tomando como referencial a importância estratégica do desenvolvimento de novos produtos desde uma ideia ao seu lançamento num processo de inovação, através da gestão da inovação e tecnologia, tomando como referencial a importância estratégica e o desenvolvimento de novos produtos ou serviços. O presente artigo desenvolverá um estudo sobre a gestão da inovação e da tecnologia abordando as seguintes vertentes: gestão estratégica; gestão de P&D; gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos; gestão de recursos humanos.

Palavras-chave: Gestão da inovação. Gestão da tecnologia. Inovação.

1 INTRODUÇÃO

O tema inovação tem atraído o interesse de empresários e passou a ser reconhecida como um fator essencial para a competitividade das organizações e foi incluída em suas agendas estratégicas.

A gestão da inovação e tecnologia ligada aos processos tem por objetivo identificar oportunidades para execução de uma estratégia adequada de integração desses processos com a P&D e a produção de novos produtos ou serviços e criar equipes eficientes que integram pessoal com diferentes experiências ou áreas através da gestão de recursos humanos.

2 GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Vivemos num mundo de negócios mais complexo do que o de dez anos atrás. E, hoje, para ser competitivo em qualquer mercado ou situação social, é preciso inovar. A gestão da inovação e da tecnologia é a chave para garantir a competitividade e liderança de mercado, em que cada empresa tem buscado estabelecer um modelo próprio de gestão da inovação, pautado principalmente por suas competências, pela infraestrutura de P&D já existente e pela percepção de oportunidades. Porém as decisões relativas às estratégias de inovação e tecnologia ainda se ressentem do uso de instrumentos mais adequados para lidar com questões que surgem da própria essência dos processos de inovação.

A gestão da inovação e tecnologia engloba as seguintes vertentes: 1) gestão estratégica; 2) gestão de P&D; 3) gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos; 4) gestão de recursos humanos.

2.1 GESTÃO ESTRATÉGICA

Num mercado tão complexo e em constante evolução, as empresas não conseguem sobreviver quando apenas alguns dos gestores estão envolvidos na formulação e implementação de estratégias. Independentemente do nível e da área de especialidade, os gestores e colaboradores devem conhecer e perceber os conceitos básicos da gestão estratégica.

Segundo Campos (2009), há uma grande diferença entre Gestão Estratégica Planejamento Estratégico.

O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Já a Gestão Estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Como o próprio nome diz, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas. (CAMPOS, 2009)

Dentro da Gestão Estratégica existem vários passos que conforme Campos (2009), inicialmente é realizado um Diagnóstico Estratégico, onde são realizados os levantamentos das situações atuais da empresa, buscando avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes dentro da empresa e se estão oferecendo os resultados esperados.

Em seguida é realizada uma verificação sobre a Prontidão Estratégica, ou seja, o envolvimento e disponibilidade da direção da empresa em relação ao futuro e as ações tomadas pela alta administração, a atenção às mudanças que podem afetar de forma positiva ou negativa, obstáculos institucionais, estatuários, culturais, a existência de perfeita comunicação interna, a existência de sistema de reconhecimento de equipe, que venham de encontro com a Missão, Visão e Valores da empresa. (CAMPOS, 2009)

Posteriormente inicia-se o processo de seleção das prioridades em função da gravidade dos problemas encontrados dentro da organização conhecido como direcionamento estratégico, ou seja, é o momento que se define o direcionamento que a instituição precisa seguir para sobreviver ou se sobressair em determinado cenário. Como a estratégia relaciona-se diretamente com visão de futuro, uma empresa precisa ter sua visão focada no futuro. Deve então, manter a vigilância estratégica observando, acompanhando, questionando, vasculhando à procura de possíveis riscos e oportunidades que possam exigir, oportunamente, ações antecipadas e respostas estratégicas ou contramedidas da organização. (CAMPOS, 2009)

Enfim, para uma empresa atuar com uma Gestão Estratégica precisa apurar todos seus processos e sua real situação e desenvolver ações corretivas constantes, focando seus objetivos e metas e desenvolvendo suas estratégias de forma a manter sua sobrevivência, crescimento, diferenciação competitiva e inovadora.

2.2 GESTÃO DA P&D

Com o forte crescimento da gestão da inovação e da tecnologia atreladas a gestão P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) criam-se estratégias que unem os novos produtos e serviços criados corporativamente aos nichos, de mercados existentes, em que há menos resistência a aceitação da inovação e, consequentemente, mais resultado em curto prazo.

Segundo Zogbi (2008), os setores de P&D trabalham seus projetos de inovação sob um forte esquema de sigilo de informações, mas na era da informação seu controle ficou menor e se as coisas demorem acontecer um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com