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Interação social

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Por:   •  27/10/2013  •  Tese  •  5.391 Palavras (22 Páginas)  •  279 Visualizações

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Park e Burgess são considerados como os primeiros autores que aplicaram o conceito de interação às relações sociais. Entende-se por interação social o processo através do qual as pessoas se relacionam umas com as outras, num determinado contexto social. A interação apoia-se no princípio da reciprocidade da ação e é reconhecida como condição necessária para a organização espaciotemporal. Isto significa que os atos dos indivíduos não são independentes, mas condicionados pela perceção do comportamento do outro. Foi isto que, de certo modo, K. Lewin procurou ilustrar ao elaborar o conceito de "campo psicológico" (campo das interações entre o organismo e o ambiente). Para este autor, a interação é a base para a compreensão dos processos psicológicos, condicionados pela relação do indivíduo concreto com a situação. E. Marc e D. Picard referem que, "já que a interação é o campo onde as relações sociais se atualizam e se reproduzem, ela constitui também um espaço de jogo onde se podem introduzir a invenção e a troca e onde, a cada instante, se funda uma nova [relação] social ".

Não se reduzindo apenas a um processo de comunicação interpessoal, a interação é também um fenómeno social, situado num determinado contexto espácio-temporal de natureza cultural e marcado por códigos e rituais sociais (Marc e Picard. Este conceito foi desenvolvido a partir dos modelos de Schütz e Mead. Apesar das divergências entre eles, a ideia-base assenta no princípio de que, como aponta Turner, a interação é possível porque os indivíduos presumem que têm em comum um determinado conjunto de conhecimentos que usam para se orientarem a si próprios, no tempo e no espaço, determinando o significado dos gestos, categorizando os objetos e as pessoas e, desse modo, definindo a forma mais apropriada para, eles próprios, emitirem sinais. Segundo este autor, a interação é, pois, uma maneira de testar continuamente a conceção que cada um tem do papel do outro.

Cicourel e Garfinkel concebem a interação social como uma construção condicionada: para o primeiro, a interação é determinada pelas estruturas da mente, muitas vezes inacessíveis à introspeção, embora presentes em todas as situações de interação; para o segundo, as regras não são as que residem nas estruturas cognitivas, mas aquelas que são públicas, acessíveis a todos os participantes e observadores da interação (Hardin, Power e Sugrue). Entre os anos 50 e inícios dos anos 80 do século XX, E. Goffman procurou compreender o modo como a estrutura da interação (face-to-face) se encontra ligada às tarefas interativas da vida quotidiana, desenvolvendo uma série de conceitos que, ainda hoje, são contributos importantes ao nível do estudo da interação social.

2 parte

Aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja interação social. Por exemplo, se alguém se senta ao lado de outra pessoa num ônibus, mas ambos não conversam, não está havendo interação social (embora a presença de uma das pessoas influencie, às vezes, um pouco o comportamento da outra).

Os contatos sociais e a interação, constituem, portanto, condições indispensáveis a associação humana. Os indivíduos se socializam através dos contatos e da interação social.

A interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre um grupo e outro:

Etapa3 Aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja interação social. Por exemplo, se alguém se senta ao lado de outra pessoa num ônibus, mas ambos não conversam, não está havendo interação social (embora a presença de uma das pessoas influencie, às vezes, um pouco o comportamento da outra).

Os contatos sociais e a interação, constituem, portanto, condições indispensáveis a associação humana. Os indivíduos se socializam através dos contatos e da interação social.

A interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre um grupo e outro:

filme filme “A classe operária vai ao paraíso” é um dos clássicos do cinema político italiano dos anos 60 e 70, juntamente com “Sacco e Vanzetti” (Giuliano Montaldo), “Os companheiros” (Mário Monicelli), “Os subversivos” e “Sob o signo de escorpião” (ambos dos irmãos Taviani), “Um cidadão acima de qualquer suspeita” do mesmo Elio Petri. Em um momento de grande vigor dos partidos comunistas e do movimento operário europeu, o cinema foi capaz de captar todo o debate em torno do engajamento dos operários na vida política européia e particularmente, italiana.

O processo de conscientização política do operário Lulú é o eixo do filme, que de forma dialética, consegue fazer aflorar as contradições da condição do trabalhador sem cair na armadilha do filme panfletário. Ao mesmo tempo que Lulú se politiza é influenciado pela sociedade de consumo . Suas referências no processo de politização são três: o discurso extremista dos estudantes, a postura moderada e pragmática dos sindicalistas e, sobretudo, seu velho companheiro de trabalho, Militina, que devido ao trabalho da fábrica acabou enlouquecendo, indo parar em um manicômio.

A alienação do trabalho no capitalismo é exposta de maneira brilhante na conversa de Lulú e Militina, onde este, em sua ‘loucura’, lembra-se do questionamento que fazia sobre a utilidade das peças que produziam. Ainda Militina é a principal referência na utopia que dá nome ao filme: o muro que precisa ser derrubado, dando acesso ao paraíso para todos os operários.

A discussão de Lulú com o líder estudantil após ter sido demitido expõe a dificuldade em aproximar o discurso de esquerda da vida cotidiana dos trabalhadores: o coletivo se sobrepõe ao individual em uma sociedade onde o individualismo está arraigado.

O filme só entrou em cartaz no Brasil no início dos anos 80, quando ocorria um afrouxamento da censura da ditadura militar, justamente no momento que renascia o movimento operário brasileiro com as greves do metalúrgicos do ABC.

Filme resumo No filme "A classe operária vai ao paraíso", de Elio Petri (Itália, 1971), Lulu Massa é um operário consumido pelo capital

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