TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-LEDUC

Por:   •  7/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS-UFGD

FACULDADE INTERCULTURAL INDÍGENA-FAIND

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-LEDUC

DOCENTE: JEANNE MARIEL BRITO DE MOURA

DISCENTE: SAMANTHA CRISTINA PINA SARTORI

BRASIL UMA BIOGRAFIA

DOURADOS-MS

2020

1. Como foi que Getúlio Vargas chegou ao poder (como o golpe que derrubou o antigo presidente foi articulado pelo Getúlio). 

Getúlio Vargas chegou ao poder por meio da revolução de 1930. Essa revolução aconteceu após Getúlio perder as eleições daquele mesmo ano para o candidato paulista Júlio Prestes. Inconformados com as fraldes eleitorais, Getúlio e seus aliados resolveram tomar o poder a força, por isso começaram a revolução em vários cantos do país. O movimento ganhou forças e os revoltosos lideraram um movimento que partia do Rio Grande do sul ao Rio de Janeiro. Ao chegarem a capital do país, eles conquistaram o poder. Getúlio inicialmente começou o governo com um regime provisório, e no ano de 1934 criou uma constituição para o país e governou de acordo com ela.

2. Fale sobre como foi o governo de Getúlio Vargas. 

Em 3 de novembro a junta Governativa Provisória, formada por dois generais e um contra- almirante entregou o poder a Getúlio Vargas. Com isso todos os postos de poder no país estavam sendo ocupados por civis e militares não eleitos. Getúlio dividiu sua política em duas metades, numa criou as leis de proteção ao trabalhador, com jornada de oito horas, regulação do trabalho da mulher e do menor, lei de férias, instituição da carteira de trabalho e do direito, pensões e aposentadoria. Na outra, reprimiu qualquer esforço de organização dos trabalhadores fora do controle do Estado. Para completar, liquidou com o sindicalismo autônomo, enquadrou os sindicatos como órgãos de colaboração com o Estado e excluiu o acesso dos trabalhadores rurais aos benefícios da legislação protetora do trabalho.

O país também passou a dispor de um novo Código Eleitoral moderno e democrático, adotava o voto secreto em gabinete indevassável e encerrava com o argumento. Ele buscou manter as relações trabalhistas, adotando medidas que favorecessem os trabalhadores, também trouxe diversos direitos à população brasileira, como o direito ao voto feminino, Vargas criou a Justiça do Trabalho, instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.

Vargas tinha um plano de poder, pretendia continuar onde estava, conduzia a política quase como um negócio; seguia as próprias regras e realizava combinações políticas aparentemente improváveis, mas que lhe serviam para manter o mandato.

3 - No tópico do texto "Nosso pequenino fascismo Tupinambá” (p.311), fala-se da frieza da ditadura do "Estado Novo" de Getúlio Vargas. Fale um pouco sobre isso.

O Estado Novo tinha sustentação na figura de Vargas, único civil a comandar uma ditadura no Brasil, garantida pelas Forças Armadas e Exército, apoiada numa política. O novo regime tinha uso das obras de pensadores políticos, defensores da ideia de que o Estado tem que organizar a sociedade, fornecer um propósito á nação e implantar as mudanças que o país necessitava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com