TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Trabalho Universitário: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 6

Arquitetura e urbanismo

Trabalho de Estudos Sociais, Econômicos e Ambientais.

1 - O que foi a revolução do Neolítico e quais suas implicações na formação das cidades e no meio ambiente? Durante o período paleolítico os homens eram totalmente nômades, isto é, viviam em cavernas por algum tempo e ficavam em determinada região ate que se esgotassem as reservas de alimento e depois se mudavam, mas ao longo dos anos com uma série de mudanças climáticas o homem sentiu a necessidade e começou a se fixarem em determinados locais, fabricar instrumentos de madeira e pedra para facilitar a vida, começou a cultivar a terra a domesticar animais, isso fez com que eles se mudassem cada vez menos e tivessem cada vez mais alimentos, com mais alimentos teve maior crescimento das manadas e assim de população humana. Este fato passou a gerar a necessidade de formas de administração mais desenvolvidas, inclusive com estabelecimento de lideranças e funções mais específicas dentro da comunidade. Manipulou totalmente o ambiente ao seu redor, construindo moradias , desenvolveu roupas tecidas, cerâmica e fogo através de atrito e foi ai que surgiram as primeiras cidades.

2 – Para o estabelecimento das cidades antigas, as características físicas ambientais eram fundamentais. Elas geralmente eram localizadas entre um rio e encostas montanhosas. Por quê? A localização das cidades próxima de rios se fez necessária por estratégia, pois os homens começaram a notar que as regiões próximas a rios eram muito férteis e facilitava na obtenção de alimentos e também na sua produção A proximidade com outras fontes de alimentos tais como frutas silvestres e cardumes de peixes também ajudava, Com o aparecimento de guerras entre diferentes povos, proteção também tornou-se um fator importante. e a construção próxima de encostas rochosas era por motivo de uma necessidade de se defender.

3 - Roma foi a primeira cidade a atingir um milhão de habitantes na história das cidades. Quais os problemas urbanos e ambientais ameaçavam a população Romana e destes problemas, quais ainda podemos encontrar em nossas cidades contemporâneas com porte equivalente? Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. As ruas apertadas e acumulo de pessoas, o comercio intenso de diversos profissionais (ferreiros, barbeiros, etc..) disputavam espaços com carruagens. A população rica morava no domus (moradia da elite romana) enquanto a população pobre vivia amontoada em prédios de 3 andares e a falta de banheiros fez com que a população acumulasse muito lixo na rua , muito semelhante aos dias de hoje.

4 – Em 1810, Londres se tornou a segunda cidade a possuir mais de um milhão de habitantes. Nessa época a Europa começou a reagir contra a densidade populacional, pois em meados de 1830 começou a ser atingida por epidemias como a da cólera e do tifo. O que isso implicou para as cidades da época?houve uma necessidade de abertura das cidades pois somente um controle de natalidade nõa foi suficiente para a diminuição da mortalidade , foi necessário uma implantação de politicas sanitárias e desenvolvimentos de sistemas de esgoto que não fossem a céu aberto e a grande concentração de doenças obrigou a medicina da época a se desenvolver rapidamente.

5 - Em 1854, O filósofo americano Henry David Thoreau, publicou A vida nos |Bosques. Nele ele relata as transformações observadas nas florestas nas imediações da cidade de Concord Estado de Massachusets – EUA, ao longo da revolução Industrial. Considerando ambos os filmes assistidos, quais as conseqüências da revolução industrial ao meio ambiente e às cidades. Para as cidades as consequências foram Diminuição do trabalho artesanal e aumento da produção de mercadorias de maquinas avanços no sistema de transporte com o uso do vapor, surgiram os sindicatos de trabalhadores, aumento da população da cidades com a migração de camponeses motivado pela criação de empregos nas indústrias, por outro lado teve uma má influencia no meio ambiente como:Aumento da poluição do ar com a queima do carvão mineral para gerar energia para as máquinas; Crescimento desordenado das cidades, gerando problemas de submoradias e superpopulação; Aumento das doenças e acidentes de trabalhos em função das péssimas condições de trabalho nas fábricas;

6 – De que forma o êxodo rural implicou em maior geração de impacto pelas cidades? Explique estes impactos nos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Com o inicio da revolução industrial muitas pessoas que viviam no campo começaram a migrar para as cidades em busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino ,hospitais, transportes, educação, etc. O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com