TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTAGIÁRIO DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA

Por:   •  17/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

NPJ - NUCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA – NOVA AMÉRICA

ANA LÚCIA LADEIRA DA SILVA - 201702076253

RELATÓRIO ESTAGIÁRIO 4.0
DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA

        O presente relatório visa discorrer sobre a Live realizada no dia 17 de maio em homenagem ao dia internacional contra a homofobia, com o professor e coordenador do curso de Direito no campus Nova América Alexandre Catharina, Fernando Impagliazzo, autor dos livros de poesia, “Prova das Nova” (2014) e “Promíscuo” (2021) e Julliany Ferreira, psicóloga e coordenadora do NAAP do campus Nova América.
        Fernando conta suas suas experiências pessoas e o preconceito sofrido por ser homossexual e soropositivo, quando fala sobre eu priemiro livro “Prova das Nova”, lnçado em 2014, onde se abriu publicamente sobre o HIV e sobre como foram suas descobertas na sexualidade, os desafios enfrentados pelo preconceito na família, como foi “assumir-se” para sua mãe, e os estigmas sofridos, que ainda são atuais, acerca do HIV. Abre sobre como a homofobia é, desde sempre, atrelada também ao machismo estrutural, assuntos que também fazem parte de seus livros.

        O Professor Alexandre Catharina fala sobre o maior marco na luta contra a homofobia no Brasil. Antes de 2011 casais LGBTQI+ ingressavam com uma ação de sociedade de fato, que é um conceito do Direito Empresarial, como forma de ter seus direitos reconhecidos. Essa “pressão” culminou em 2011 com o reconhecimento da União homoafetiva pela ADPF 132 e 2011 que, enfim, efetivamente, reconheceu a união entre pessoas de mesmo sexo.A conquista de um direito tão básico que foi crucial para alavancar a luta contra a homofobia no país. Também fala sobre o fato de o Direito hoje não versar apenas sobre patrimônio ou trabalho, mas sobre sociedade como um todo, a proteção dos Direitos fundamentais e cita inclusive a proteção às pessoas trans, por exemplo, dentro de presídios, no uso de banheiros públicos que se tornou um caso grande no STF que dá voz à solução dos problemas sociais.

        

Av. Pastor Martin Luther King Jr., nº 126, sala 300-D, Del Castilho/RJ
CEP: 20765-971 - TEL: (21) 3296-6743

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com