TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De ED

Casos: Trabalho De ED. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  1.727 Visualizações

Página 1 de 3

ENADE 2005

O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento das ciências sociais. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram a partir dessa época, colocaram problemas inéditos para a humanidade, que experimentava mudanças no Ocidente Europeu. Com referência aos marcos fundadores do pensamento social no Ocidente, assinale a opção correta.

A

O feudalismo e o capitalismo, como marcos fundadores das ciências sociais, conviveram harmonicamente ao longo do processo de transformação social a partir do século XVIII.

B

A Revolução Francesa, pelo seu potencial revolucionário e universal, dificultou o aparecimento das ciências sociais.

C

Um dos marcos fundadores das mudanças no século XVIII foi a transformação da aristocracia inglesa em classe aliada à burguesia, que, a partir daí, comandou o processo econômico no Ocidente.

D

O Renascimento e a Reforma são considerados marcos fundadores que permitiram o aparecimento das ciências sociais.

E

A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, ao redefinirem, respectivamente, as relações políticas e as relações de produção, deram condições para o surgimento de uma visão racional do mundo, da qual emerge a sociedade como objeto de estudo.

.A Revolução Industrial provocou mudanças profundas na sociedade resultante da movimentação maciça dos trabalhadores rurais para as cidades. Quais são as consequência deste processo de urbanização?

A

Desenvolvimento de projetos de urbanização para acomodar adequadamente os migrantes e lhes proporcionar qualidade de vida.

B

Investimentos maciços para adequar os ambientes de trabalho para atrair os trabalhadores.

C

Falta de habitação, higiene, desemprego, aumento do alcoolismo e da prostituição nas áreas urbanas, o que resultou em revoltas populares contra a desigualdade social entre empresários e trabalhadores.

D

O Estado passou a exigir da burguesia maior responsabilidade social em relação a acomodação de seus empregados, já que era por causa das fábricas que aumentou a população das cidades.

E

Ampliação da qualidade de vida das camadas populares em virtude do assalariamento na indústria e desenvolvimento de projetos habitacionais.

F

ENADE 2004

"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitam valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum com o humanismo, para a convivência e para o sentido mesmo da existência. Na própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com