Unidade 03
Artigo: Unidade 03. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MBAmanda • 26/10/2013 • 1.545 Palavras (7 Páginas) • 501 Visualizações
UNIDADE 5
Pergunta 1 .0,2 em 0,2 pontos
Correta O mundo contemporâneo se transforma rapidamente, através de um processo natural de evolução, e por essa razão, as organizações necessitam ser flexíveis e capazes de se antecipar, prevendo suas mudanças. Desta forma, elementos culturais são de suma importância para a percepção e sua consequente gestão, na medida em que sua compreensão auxilia a adequá-la neste contexto. O estudo da cultura permite a sincronia entre ambiente interno e externo.
Ter consciência da sua importância na gestão facilita a construção de um mecanismo capaz de controlar e manipular seu funcionamento, ajustando-se às alterações ambientais. O desempenho excelente de uma empresa depende diretamente do nível de conhecimento da cultura existente. Observar atentamente a relevância do ambiente cultural permite às instituições alertarem-se a respeito das transformações mundiais . (PAULA NORA)
No que concerne à cultura de uma organização do conhecimento é possível afirmar que. Assinale a alternativa INCORRETA:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
A cultura organizacional é uma interpretação individual da realidade.
Resposta Correta: d.
A cultura organizacional é uma interpretação individual da realidade.
Feedback da resposta: Na perspectiva da gestão do conhecimento, a cultura organizacional seria uma superestrutura que, incorporada ao coletivo humano da organização, possibilitaria a existência de posturas necessárias à geração, ao uso e ao compartilhamento do conhecimento. A cultura não é estática, mas um processo contínuo de estruturação. A abordagem mecanicista entende a cultura organizacional em seus elementos distintos: crenças, histórias, mitos, heróis, tabus, normas, rituais, enquanto que a abordagem holográfica vê a cultura organizacional como um reflexo da forma como a organização é interpretada pelos seus integrantes.
. Pergunta 2 .0,2 em 0,2 pontos
Correta Com base em pesquisa realizada pela revista HSM Management, em 2006, com executivos de 200 empresas de grande porte sediadas no Brasil, nacionais e multinacionais, de diversos setores da economia, pode-se observar que A conscientização dos executivos quanto à importância da Gestão do Conhecimento nas organizações se reflete no número de empresas que já adotam alguma prática de gestão do conhecimento, seja formal ou informal: 57,7%. E, das que não adotam, a maioria pretende fazê-lo. Os departamentos ou áreas organizacionais que mais se envolvem - ou que mais seriam envolvidos no caso de implantação - em projetos de Gestão do Conhecimento, segundo executivos entrevistados pela revista HSM, são: alta gestão (95,2%), recursos humanos (77,4%) e tecnologia da informação (72%) (Fonte: HSM Management, 2006)
Das afirmações abaixo sobre Gestão do Conhecimento (GC), assinale a alternativa INCORRETA:
I. Na GC o indivíduo passa a ser o foco central, deste modo os talentos individuais e a competição são privilegiados.
II. A GC também pode ser vista como uma coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização.
III. GC é assegurar que o conhecimento presente em uma organização seja aplicado produtivamente em seu benefício.
IV. A GC tem a finalidade de realizar a captação do conhecimento que envolve as rotinas e práticas dentro da organização com o objetivo de criar métodos para que este conhecimento seja unido, expandido e transferido de forma a aumentar o capital intelectual da organização.
V. O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização.
Resposta
Resposta Selecionada: e.
Alternativa I.
Resposta Correta: e.
Alternativa I.
Feedback da resposta: A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia-a-dia de muitos executivos. O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização. Gestão do conhecimento significa organizar e sistematizar, em todos os pontos de contato, a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externa. Essa informação deve ser transformada efetivamente em conhecimento e distribuída tornando-se acessível- aos interessados. A informação aplicada, o conhecimento, passa a ser um ativo da empresa e não mais um suporte à tomada de decisão.
. Pergunta 3 .0,2 em 0,2 pontos
Correta Um dos principais objetivos da Tecnologia da Informação (TI) atualmente é apoiar esforços para administrar e alavancar o conhecimento organizacional. A gestão do conhecimento é um novo modo de pensar sobre como organizar e compartilhar os recursos intelectuais e criativos de uma organização. Portanto, para que se implemente uma estratégia de gestão de conhecimento, considerando as pessoas e a sistematização de informações, é preciso:
I. Identificar o capital intelectual da empresa e o conhecimento de especialistas externos para destacar problemas ou oportunidades para tornar a organização mais competitiva;
II. Desenvolver redes para ligar pessoas de modo que o conhecimento tácito possa ser compartilhado;
III. Desenvolver um sistema de documentos eletrônicos que codifique, armazene,dissemine e permita a reutilização do conhecimento.
...