TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Áreas De Atuação

Dissertações: Áreas De Atuação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ÁREAS DE ATUAÇÃO 4

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Através deste documento pretendo apresentar uma série de conceitos e características .sobre fatores importantes para a gestão correta e eficaz de uma pessoa jurídica. A intenção aqui é subsidiar um dos sócias da empresa EURO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA, mais precisamente na pessoa do Sr José Carlos, onde falaremos sobre o estudo das Ciências Atuariais, abrangendo desde seus princípios e objetivos até sua regulamentação e condições para que um profissional desta área possa atuar. Serão abordados também as características do funcionamento e importância da controladoria dentro da empresa, vinculado às atividades de controle interno, auditoria interna e externa e suas aplicabilidades na gestão da empresa. O planejamento tributário também está dentro do estudo, principalmente no que tange à comparação entre os regimes cumulativo e não cumulativo do PIS e COFINS.

2 ÁREAS DE ATUAÇÃO

A empresa Euro Automação Industrial LTDA, representada na pessoa de um de seus sócios, chamado José Carlos, apresenta algumas dúvidas conceituais sobre ciências atuariais, controladoria, planejamento tributário e auditoria. Visando sanar estas dúvidas, começamos explicando que a ciência atuarial é o estudo e desenvolvimento de metodologias e técnicas com a finalidade de se analisar os riscos inerentes às atividades relacionadas com indenizações securitárias ou de pensão, tais como negócio de seguros, fundos de aposentadorias (fundos de pensão), além é claro de outras atividades que envolvam riscos de perda, como financiamentos, por exemplo. Parar quem pretende seguir a carreira em Ciências Atuariais, as notícias são boas pois o setor de seguros não para de crescer no Brasil o que amplia as perspectivas de trabalho na área. No fim de 2011, a Confederação Nacional de Seguros projetava um crescimento de quase 13% em 2012, com o movimento de 250 bilhões de reais. Um dos motores desse bom desempenho são os constantes recordes de vendas de automóveis, incentivadas pelo aumento de renda da classe média e pela redução na taxa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Aproveitando a oportunidade, as seguradoras lançaram modalidades mais populares de seguros. O resultado disso é que mais de 90% dos veículos novos brasileiros são segurados. Os ramos que a ciência atuarial oferece são dos mais variados. Seguem alguns dos mais visados:

Auditoria Atuarial

Fiscalizar as atividades de seguradoras e empresas de previdência complementar.

Estimativa e Análise

Calcular o valor das parcelas e dos prêmios de seguros e de previdência complementar.

Mercado Financeiro

Analisar o mercado, verificando os riscos de cada investimento.

Perícia Técnico-Atuarial

Atuar em processos judiciais que envolvam questões atuariais.

Planejamento de reservas

Programar e controlar as reservas financeiras de companhias de seguro, planos de saúde ou instituições de previdência complementar, a fim de garantir o pagamento dos compromissos assumidos com os segurados.

O profissional atuário deve ter formação acadêmica em Ciências Atuariais, ter conhecimentos em matemática, estatística, direito, economia e finanças, para agir no mercado econômico-financeiro na promoção de pesquisas e estabelecimento de planos principalmente na área de seguros, previdência complementar aberta ou fechada, e sendo capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo. Este profissional é capaz de criar modelos matemáticos para planos de investimentos e amortização, para seguro social e privado; efetuar cálculos de probabilidades de eventos, avaliar riscos, fixar valores de prêmios de seguro ou de indenizações e, ainda, trabalhar em outras áreas, coligadas ao tema risco.

No Brasil a profissão é regulamentada pelo Decreto-Lei nº806/69, Decreto 66.408/70 e normas complementares. Para atuar como atuário é necessário ser graduado em Ciências Atuariais e estar inscrito, em livro próprio, no Ministério do Trabalho e Emprego. O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), sociedade civil sem fins lucrativos, é quem encaminha o processo de registro ao Ministério do Trabalho e Emprego, mas a decisão final, quanto ao registro, cabe ao Ministério do Trabalho e Emprego. Em 2005, o IBA instituiu uma prova de habilitação para seus novos membros. Dados do Instituto, apontam que existem no Brasil cerca de 850 atuários, dois terços deles trabalhando em Fundos de Pensão ou Seguradoras.

As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão. Estamos falando da controladoria. Para que a controladoria seja efetiva, é necessário ter o conhecimento em gestão organizacional, de recursos humanos, supply e produção, por exemplo. Este conhecimento vem de um controle preciso de indicadores da empresa, que envolvem um melhor gerenciamento da contabilidade, dos custos, das finanças e da tecnologia da informação, dentre outros. O controle precisa envolver auditorias complexas e que cheguem ao nível de detalhes não demonstrados diretamente em relatórios contábeis, ou seja, deve-se unir a sabedoria ao indicador, sendo um trabalho subjetivo e de gestão. A controladoria precisa demonstrar a capacidade de prever os problemas que poderão surgir e de coletar as informações necessárias para a tomada de decisões, visando a implantação de ações de melhorias.

Já que sabemos o que um profissional atuário e a área de controladoria fazem, é hora de sabermos sobres os regimes de tributação do PIS e da COFINS. Ambos são dedicados à arrecadação para utilização de fins sociais. Suas bases de cálculo, exclusões e prazos para pagamentos são semelhantes, mudando poucos detalhes e suas alíquotas. O PIS (Programa de Integração Social) tem o objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com