A Comunicação x Informação
Por: Jackson Costa • 10/4/2018 • Trabalho acadêmico • 697 Palavras (3 Páginas) • 399 Visualizações
Trabalho de reposição: resenha do texto 2 - "De qual comunicação estamos falando?" MARTINO,Luiz C.
Curso de graduação em Publicidade e Propaganda, Centro Universitário Estácio de Sá.
Disciplina: Teorias da Comunicação.
Profa. Dra. Lúcia C. Miranda Moreira
Aluno Jackson Murilo Costa Arruda
COMUNICAÇÃO x INFORMAÇÃO
1.COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Comunicação é relação, é ter algo em comum compartilhado num mesmo objeto de consciência. É um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Comumente, confunde-se "comunicação" e "informação"!
A informação é a mensagem contida, que gera troca. Podendo ou não ser transmitida.
Ao ser transmitida, a informação compartilhada pelo "emissor" ao "receptor" e gerando interação de ambas partes, torna-se: comunicação!
Buscando evidenciar, no suporte dos fundamentos científicos, esta interação entre consciências sendo como: "estímulo" e "resposta".
A relação assim identificada, irá por finalidade transmitir e submeter ao outro a mensagem/informação e gerando um processo de troca entre estes, e consequentemente a outros mais assim por diante.
Até que todo conhecimento adquirido, acaba passando de geração a geração (o que acarreta influência direta no patrimônio cultural humano).
Cada época e cada cultura têm suas características e modo de concretizar os processos comunicacionais. E para entender seu comportamento e suas relações, o ser humano precisa elaborar sentido, atentar ao significado do termo com trabalho árduo e delicado, imprescindível para se justificar e definir o termo comunicação.
Comunicar é simular a consciência do outro. Tornar comum um mesmo objeto mental. O sentido que nos interessa da comunicação é justamente essa relação de consciência!
É necessário obter um olhar mais peculiar, e diferenciar o que é comunicação, enquanto conceito(conhecimento) e/ou entendimento(assunto discutido)!
Contudo, quando não tem comunicação, não tem informação, e por outro lado não temos informação quando não há comunicação.
2.DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
A linguagem, definindo-se como "verbal" e "não-verbal", faz com que o ser humano enfrente a tarefa de aprender a linguagem provido de mecanismos perceptivos que funcionam de determinado modo, e com capacidades finitas de atenção e de memória.
Esses sistemas cognitivos irão, no mínimo, influenciar quais partes da estimulação ambiental serão notadas, e podem ser fundamentais para o processo de aprendizagem.
Da mesma forma, a experiência com o mundo social e material fornece as bases iniciais para a interpretação da comunicação que faz uso.
O curso da aquisição da linguagem não é movido apenas de dentro para fora. A estrutura a ser aprendida e a frequência com que várias formas são ouvidas também terão efeitos.
Fica claro que as habilidades de linguagem refletem conhecimentos e capacidades em praticamente todas as áreas.
Surpreendentemente, evidências
...