TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto: How to Create a High-Performance Team

Por:   •  12/9/2018  •  Resenha  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do texto: How to Create a High-Performance Team

ESPM - Camila Cadaval – 7ºB

A formação de times é uma prática que cada vez mais esta presente nas organizações. Esta é uma ferramenta de desenvolvimento que auxilia as empresas a proporcionarem maior qualificação a seus funcionários e consequentemente gerando maior estrutura para o desenvolvimento da própria companhia. A elaboração de times não é algo simples e fácil de implementar, não adianta apenas agrupar certa quantia de pessoas de alta performance e dizer a estas quais são suas responsabilidades, isso envolve muito mais ações.

Antes mesmo da formação de um time, é preciso que a empresa tenha um plano e algum objetivo a ser cumprido com isto, uma vez que é preciso passar algumas diretrizes em comum aos grupos para que estes estejam alinhados com a visão da organização. Um bom time depende predominantemente de uma boa comunicação, atribuição de responsabilidades e autoridades e principalmente das recompensas oferecidas de acordo com a performance do time como um todo.    

A abordagem do Boeing é um exemplo de gestão de times com um plano a ser cumprido. O Boeing utilizou este conceito para projetar seu jato de passageiros 777. O projeto envolveu mais de 500 fornecedores, e apenas funcionou porque foi criado uma lógica de sistemas de times. A lógica abordava a criação de uma hierarquia diferentes, ao invés de cargos, a hierarquia era de times e estes possuíam um único objetivo, a satisfação de seus clientes. Os grupos eram colocados em uma pirâmide de classificação, onde cada time possuía cargos similares de diferentes áreas e que podiam trabalhar em prol do desenvolvimento do projeto. Ao topo da pirâmide, o grupo de trabalho era composto por 5 ou 6 gerentes seniors, que eram responsáveis pelo andamento e prazos do projeto.

Uma das premissas para o sucesso de times é a comunicação. No projeto Boeing, os seniors procuravam efetuar reuniões semanais para discutir sobre os processos, dúvidas e o encontro de soluções para os problemas encontrados no meio do caminho. Ao longo dos processos, foi identificado que a gestão do sistema estava tendo sucesso no que se diz respeito ao tráfego de informações entre os leveis de grupos, porém não entre os times. Sendo assim, foram criados alguns grupos para ficarem fazendo a interação entre as pessoas, o objetivo destes grupos era de apenas fazer as informações serem repassadas horizontalmente, para frente e para trás entre nos grupos de trabalho.

Como outro exemplo de uma abordagem de sucesso com um direcionamento claro e eficiente na formação de times pode-se citar a fábrica da empresa Volvo em Kalmar, Suécia. Foi conquistado uma série de coisas relacionadas à redução do tempo de produção, aumento de qualidade e potencialização da eficiência dos funcionários, é graças ao trabalho em equipe. Os depoimentos de gerentes da fábrica diziam que a definição de um objetivo em comum é essencial para obter sucesso na busca dos mesmos, além disso, estes precisam ser aceitos e entendidos por todos os envolvidos no projeto em questão, além de serem traçadas metas tangíveis e alcançáveis.Os gerentes da Volvo eram responsáveis por passar os objetivos, porém os sub-objetivos eram deixados para serem traçados por cada membro dos times, além disso, as metas são quantificadas para serem fáceis de serem acompanhadas e por fim, atingidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com