TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crítica à Moralidade

Por:   •  26/6/2015  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Critica a Moralidade

O questionamento sobre a moralidade é complexo. Muitos sacerdotes, filósofos, políticos, professores e advogados sentem se aptos a afirmar o que é moral. A moralidade as vezes é dependente do ambiente aonde origina o questionamento e quem está perguntando.

No filme “ Detenção” podemos comprovar que o ambiente estimulou aspectos sádicos da maioria dos guardas e submissos dos prisioneiros. Mesmo que o ambiente manipulasse os participantes a assumirem seus papéis, alguns resistiram, portanto a afirmação de Focault, “ o poder sempre encontra resistência” está correta. A mente é altamente influenciável pelo ambiente. O comportamento do coletivo tende a ser regrado pela cultura do ambiente mas sempre ha discórdia.

Alguns assuntos perduram por séculos sem haver uma concordância entre todos. Religião, sexualidade, autoridade, ciência são exemplos aonde sempre houve conflito e que a opinião popular difere muito dependo da cultura de cada religião.

Pessoalmente prefiro o ponto de vista de Ralph Waldo Emerson, " Ser você mesmo em um mundo que esteja tentando constantemente tornar lhe em algo diferente é uma grande realização.” Isso me parece ser um dizer fundamentado na mesma convicção individual que Nietzsche afirma.

“Nós, homens do conhecimento, não nos conhecemos.” Esta afirmação pode demonstrar a falta de auto conhecimento que o ser humano tem sobre si mesmo e assim abrindo espaço para o questionamento constante da moral vigente. Aquilo que é bom para mim pode não ser para outro, então sempre precisamos ter um questionamento próprio sobre o valores que estão controlando as nossas decisões, para termos certeza que estes valores são dignos de ser humano.

A minha vida é dirigida por crenças próprias que acredito devido as experiências que tive ao longo da vida. Buscando essa responsabilidade acredito como Nietzsche afirmava que orientando as nossas ações segundo as nossas convicções podemos alcançar um ambiente social mais desenvolvido para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com