FÓRUM MATEMÁTICA SEU VALOR NO DIA A DIA
Por: Eleazar1 • 27/6/2022 • Trabalho acadêmico • 644 Palavras (3 Páginas) • 165 Visualizações
Prezada Profª. Ma. Mariana,
Segue minha reflexão sobre o assunto proposto no fórum:
Quando se fala em matemática de imediato podem surgir reações tais como: medo, frustração, dúvida, insegurança, estranheza, aversão, dentre outras. Assim acontece por conta do preconceito que se instalou no inconsciente coletivo. Sendo que na verdade, a matemática é mais amiga que vilã, pois ela se faz presente em toda parte.
A todo momento verificamos gráficos, tabelas naquilo que se estuda, ou no assistir um telejornal, ou acessando sites. As próprias tecnologias, por trás, possuem uma matemática bastante robusta e complexa, isto sinaliza que a matemática está sempre presente em nossa rotina!
Tendo em mente que palavra matemática vem da palavra grega matemathike e significa “aquilo que se pode aprender”, sobressai o fato de que a palavra em si, propõe a possibilidade de aprendizado, de conhecimento, de acesso. No entanto, é preciso a devida adequação de seu significado com o ensino-aprendizagem. Por exemplo: nas construções civis, a matemática é indispensável! É impossível a construção de uma casa sem o uso de cálculo! Pois, se qualquer medida for utilizada de modo incorreto, isso comprometeria toda a estrutura e poderia desmoronar!
Para todas direções que olharmos, lá está a matemática, ela nos acompanha, está ao nosso redor! Na agricultura, ela é utilizada para estabelecer o espaço a ser usado para uma plantação; a quantidade de água que será necessária para um determinado tipo de veneno; quantos litros de diesel será necessário para efetuar o controle das pragas. No contexto urbano, com a matemática pode determinar quanto tempo de casa até a escola, qual é o melhor trajeto de casa até o trabalho. Com esses apontamentos é possível relacionar com os alunos que a matemática é uma criação humana para resolver problemas e, que é muito presente, nos dias de hoje!
A escritora Isabel Cristina Machado de Lara assim descreveu os benefícios que vem ao se fazer a devida associação no ensino da matemática com o dia a dia, a matemática é um meio privilegiado para o alcance da racionalidade, da inteligência, do pensamento crítico e do desenvolvimento individual e social do aluno no mundo.
Carlos Matias[1] de maneira objetiva defendeu muito bem que a matemática é uma construção cultural humana, ou seja, as pessoas estão construindo por meio dos problemas que são compartilhados, encarados pelos desejos vividos historicamente. O desenvolvimento da matemática acontece pelos desejos compartilhados historicamente, e nesse desenvolvimento entra emoção, não apenas os gênios, mas um monte de gente.
Uma percepção mais humana da matemática é necessária, pois ela é inclusiva, as pessoas precisam sentir que elas são capazes de fazer matemática e que fazem matemática diariamente, quer seja o cientista, o pedreiro, a costureira, o taxista, o motorista de caminhão, cada um tem as suas práticas matemáticas. Todos fazem matemática em diferentes formas. É preciso fazer matemática no falar, como alguma coisa tão comum, pois todo mundo faz matemática!
Um fator muito significativo é que as convicções matemáticas[2] dos alunos acontecem de modo lento, se processam ao longo de um certo período de contato com os conteúdos. Esse contato geralmente ocorre em sala de aula e, o que se faz na aula tem relação fundamental com as concepções dos alunos e suas formas de encarar os conteúdos. O professor de matemática é um elemento-chave na atividade de mediação dos processos de ensino e aprendizagem dos conhecimentos específicos dessa disciplina.
...