TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Monografias: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  2.980 Visualizações

Página 1 de 2

1)Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.

RESPOSTA:

Pré-Socrático: Refere-se a preocupação deles sobre o princípio da natureza, da ordem do mundo fez com que estabelecessem as primeiras elaborações à procura de um princípio lógico que explicasse a própria natureza.

Filosofias do helenismo: é o período de expansão da Filosofia a partir do domínio exercido pelos macedônios e depois pelos romanos.

Filosofia Medieval: Foi marcada pela instauração dos debates, as disputas como o choque entre Nominalistas e Universalistas. Houve uma separação dos saberes e dois campos de conhecimento: a Teologia, que investigava sobre as questões relativas a Deus, vista como superior; e a Filosofia, que abrangia todos os outros saberes, inclusive as investigações sobre natureza, fazendo com que a Filosofia fosse um nome dado a um grande número de saberes.

Filosofia Moderno: tem uma pulverização de temas e abordagens. O humanismo, desde o século XIV, propunha a revalorização dos textos da Antiguidade e a defesa de uma nova ordem política, na qual a ação seria um elemento fundamental. Esta redescoberta dos textos da Antiguidade representou uma nova perspectiva não apenas política, mas também metodológica, que permitiu uma nova leitura do texto, superando os debates da escolástica medieval.

Filosofia Contemporânea: A ideia de que a Filosofia deveria transformar o mundo e não apenas interpretá-lo encontrava poderoso eco na obra da dupla Marx/Engels. Ao mesmo tempo, o pensamento mais conservador de sistematização do conhecimento surgia dos escritos de Augusto Comte e seu Positivismo, defendendo suas leis sociais e a necessidade da ordem para o progresso.

2)Procure descrever a distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as consequências práticas de cada um dos conceitos na vida de um administrador público.

RESPOSTA:

Sócrates 469 a 399 a.c

Sócrates não deixou nada escrito, sua filosofia foi transmitida através de Platão, Aristóteles e Xenofonte.

Sócrates questionava qualquer pessoa que tivesse pretensão de saber tudo, questionando de forma critica levava as pessoas a terríveis contradições, forçando-os a reconhecer que nem tudo sabiam. Então despertava nos seus discípulos as suas próprias idéias para que aprendessem por si mesmos.

Platão 428 a 347 a.c

Foi discípulo de Sócrates por nove anos, após a morte do mestre, apenas dois anos depois o regime democrata toma o poder. Para Platão a democracia estava tingida de sangue da mesma forma que a tirania.

No mundo das idéias, conforme ensinava existe uma Idéia Suprema: que é o bem causa do primeiro universo, e a idéia do bem, deve ser identificada com a idéia de Deus.

Para Platão tudo que vemos e percebemos neste mundo não passa de aparência, reflexo, cópia, sombra da verdadeira realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com