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Filosofia Questões

Ensaio: Filosofia Questões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Ensaio  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  1.084 Visualizações

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Questões para Acompanhamento da Aprendizagem - Tentativa 1

Question 1

Notas: 1

“Imagina homens que vivem numa espécie de morada subterrânea, em forma de caverna, que possui uma entrada que se abre em toda a largura da caverna para a luz; no interior dessa morada eles estão, desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo a ficarem imobilizados no mesmo lugar, só vendo o que se passa na sua frente, incapazes, em virtude das cadeias, de virar a cabeça. Quanto à luz, ela lhes vem de um fogo aceso numa elevação ao longe, atrás deles. Ora, entre esse fogo e os prisioneiros, imagina um caminho elevado ao longo do qual se ergue um pequeno muro, semelhante ao tabique que os exibidores de fantoches colocam à sua frente e por cima dos quais exibem seus fantoches ao público.”

PLATÃO, “O Mito da Caverna”, A República, Livro VII. 6° ed.São Paulo: Ed. Atena, 1956.

Disponível em: http://lopesca.blogspot.com.br/2011/04/caverna-moderna.html. Acesso em: 30 jan. 2013.

Disponível em: http://digartmedia.wordpress.com/2011/06/04/televisao-a-moderna-alegoria-da-caverna. Acesso em: 30 jan. 2013.

Considerando a alegoria apresentada por Platão no “Mito da Caverna” e as duas charges, podemos afirmar que:

A televisão se transformou na “caverna moderna” por aprisionar os homens nas sombras, apartados do mundo real.

Muitas pessoas abrem mão de viver a vida real absorvendo passivamente a “realidade” trazida para dentro de suas casas pela televisão em substituição ao mundo verdadeiro.

A casa que vivemos hoje pode ser comparada à caverna de Platão. E nosso mundo das sombras agora é projetado pelos aparelhos de televisão.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. III, apenas.

b. I, apenas.

c. II e III, apenas.

d. I, II e III.

e. I e II, apenas.

Question 2

Notas: 1

(ENADE 2008)

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incômodo e provocativo, influenciou várias gerações e movimentos artísticos. O Expressionismo, que teve forte influência desse filósofo, contribuiu para o pensamento contrário ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através do embate entre a razão e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padrão de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade.

Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artístico é:

Escolher uma resposta.

a.

Figura e borboleta - Milton Dacosta. Disponível em: <http://www.fotolog.com/mundomaisarte/148000000000009449/> Acesso em 07 fev. 2013.

b.

Homem idoso na poltrona. Rembrandt van Rijn – Louvre, Paris. Disponível em: <http://www.allposters.com.br/-sp/Portrait-of-an-Old-Jew-Oil-on-Canvas-posters_i9035109_.htm> Acesso em 05 fev. 2013.

c.

Menino mordido por um lagarto. Michelangelo Merisi (Caravaggio) – National Gallery, Londres. Disponível em: <http://pt.wahooart.com/A55A04/W.nsf/Opra/BRUE-5ZKBSA>. Acesso em: 07 fev. 2013

d.

Abaporu - Tarsila do Amaral. Disponível em: <http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm>. Acesso em: 07 fev. 2013.

e.

O grito. Edvard Munch – Museu Munch, Oslo. Disponível em: <http://www.sabercultural.org/template/obrasCelebres/O-Grito-Edvard-Munch.html>. Acesso em 07 fev. 2013.

Question 3

Notas: 1

(ENADE 2011)

Não brota do individual, mas da ideia. Acima do homem como ser gregário ou como suposto eu autônomo, ergue-se o Homem como ideia. A ela aspiram os educadores gregos, bem como os poetas, artistas e filósofos. Ora, o Homem, considerando na sua ideia, significa a imagem do Homem genérico na sua validade universal e normativa. Como vimos, a essência da educação consiste na modelagem dos indivíduos pela norma da comunidade. Os gregos foram adquirindo gradualmente consciência clara do significado desse processo mediante aquela imagem do Homem, e chegaram por fim, através de um esforço continuado, a uma fundamentação, mais segura e mais profunda que a de nenhum povo da Terra, do problema da educação.

JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. Tradução: Artur M. Pareira. 2 Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 10 - 11.

Considerando o tema abordado no texto, avalie as afirmações seguintes:

A educação grega se distinguia da educação da maioria dos povos que a antecederam por considerar a razão como instrumento a serviço do próprio homem.

A filosofia era ensinada na Grécia e abrangia os mais diversos tipos de conhecimento, que se estendia pela matemática, astronomia, física, biologia, ética, entre outros.

A Grécia possuía diferentes cidades-estado com processos de ensino semelhantes e caracterizados pela igualdade de oportunidades aos diferentes segmentos da população.

A educação grega foi caracterizada pela presença de diferentes pensamentos filosóficos como os de Sócrates, dos Sofistas, Platão e Aristóteles, que compartilhavam dos mesmos ideais e processo de ensino.

É correto apenas o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. II e IV.

b. III e IV.

c. I, II e III.

d. I e II.

e. I, III e IV.

Question 4

Notas: 1

Marilena Chauí (2012) afirma que a Filosofia é tipicamente grega

PORQUE

possui determinadas características, formas de pensar e exprimir pensamentos, estabelece relações e conexões completamente distintas de outras culturas e outros povos.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

Escolher uma resposta.

a. A primeira afirmação é verdadeira, mas a segunda é falsa.

b. As duas afirmações são falsas.

c. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda amplia a primeira.

d. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

e. A primeira afirmação é falsa, mas a segunda é verdadeira.

Question 5

Notas: 1

A Filosofia se baseia no tripé “análise-reflexão-crítica”. É dessa forma que vai ao encontro de questões fundamentais, de base, de raiz, por isso se diz que a Filosofia é “radical”.

Podemos compreender “radical” nesse contexto como:

No sentido de estar na origem, de ser inseparável, de fazer parte da essência.

Por ser intransigente, não aceitar divergências, por apresentar radicalismo de propósitos.

Por ser um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo, indagando como é possível o próprio pensamento. É pensar sobre o pensar para conhecer-se a si mesmo.

Agora escolha a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. Todas as afirmações estão corretas.

b. I e III estão corretas

c. Apenas a I está correta.

d. I e II estão corretas.

e. II e III estão corretas.

Question 6

Notas: 1

A reflexão filosófica tem características específicas, e está em contraponto com o senso comum que se baseia em outras formas de compreensão da realidade. Sobre a reflexão filosófica, podemos afirmar que:

É um saber que não se fundamenta em procedimentos, métodos e conclusões científicas, mas no modo espontâneo e popular de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.

Se trata de um conhecimento adquirido a partir de vivências, experiências e observação do mundo que são passados de geração em geração.

Se configura como uma investigação sistemática, científica, com fundamentação teórica e crítica, questionando os conhecimentos e as práticas relacionadas a tais conhecimentos.

É um saber que se ocupa com as causas e condições do conhecimento para que se estabeleça como racional, sistemático e verdadeiro.

Está correto o que se afirma em:

...

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