TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introducao A Filosofia

Artigos Científicos: Introducao A Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  2.823 Palavras (12 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 12

O que é filosofia? Qual a sua contribuição para o século XXI?

A filosofia não te uma única definição, ela busca uma verdade não absoluta, mas sim uma verdade contestável. Segundo Horkhermer (1940), a filosofia, ao contrário de outras disciplinas, não tem campo de atividade rigidamente estabelecido dentro do ordenamento existente.

A filosofia não determina, questiona, isto é, escapa a qualquer determinação estabelecida, dogmática e está aberta aos questionamentos de valores sociais, éticos, políticos, da ciência, arte e cultura, ou seja, da vida humana no sentido lato. A filosofia não aceita uma afirmação do tipo porque sim, pois qualquer afirmação é questionada criticamente. A filosofia é um desafio ao óbvio, ao pensamento, ao conhecimento do senso comum que se revela freqüentemente pela imprecisão de conceitos vagos, sem rigor, por meio da incoerência de conceitos contraditórios, soltos ou estudados sem o rigor crítico.

2. Diferencie o homem e o animal.

O homem é um ser pensante que tem diferentes linguagens e está em constante transformação, seja ela física ou psicologicamente. o homem é capaz de transforma a natureza, tornando possível a cultura, ele te quem em sociedade para se humanizar, ele é um ser capaz de criar proibições ou normas que definem o que pode, deve ou não ser feito. O homem é também um ser histórico, pois é o principal autor dos acontecimentos;

Já o animal é um ser irracional que permanece mergulhado na natureza livre para pratica seus atos pelas sensações e instintos naturais, sem prever as conseqüências. Pode-se se dizer que os animais também têm linguagem, mas a linguagem dessa comunicação não se compara á revolução que a linguagem humana provoca na relação do homem com o mundo

3. Explique a influência do trabalho na constituição do homem e da cultura.

O trabalho tem grande e importante influencia na constituição do homem e da cultura, pois estabelece a relação entre a teoria e a prática onde uma não pode existir sem a outra. por meio do trabalho, o homem se auto produz desenvolvendo habilidades e imaginação; aprende a conhecer as forças da natureza e a desafiá-las; conhece as próprias forças e limitações, pois relaciona-se com os companheiros, impõe-se uma disciplina. Mas infelizmente o trabalho altera a visão que o homem tem do mundo e de si próprio mudando, portanto sua maneira e agir e pensar.

O homem transforma a cultura e ela esta em constante mutação de acordo com o meio que o insere, pois cultura significa tudo que o homem produz ao construir sua existência, as práticas, as teorias, as instituições, os valores materiais e espirituais, a cultura é o conjunto de símbolos elaborados por um povo em determinado tempo e lugar.

4. Esclareça a influência da técnica no desenvolvimento da ciência e da sociedade.

A técnica transforma o homem em mestre e senhor da natureza, e isso para o desenvolvimento da sociedade e também da ciência foi importante, pois se passou a exigir cada vez mais a técnica para o sucesso dos negócios: construção de navios mais ágeis, utilização da bússola para a orientação nos mares em busca de novos portos, aperfeiçoamento dos relógios etc.com isso a concepção de ciência é alterada, pois o homem busca o saber ativo, conhecimento capaz de atuar sobre o mundo, transformando-o.com as técnicas são alteradas as relações sociais, o mundo agrícola e artesanal é

marcado pela tradição e fixa o homem ao campo, com o advento das fábricas, no século XVII, estimula o aperfeiçoamento das máquinas e acelera o crescimento das cidades estabelecendo novas relações de produção com o aparecimento da classe proletária assalariada e dos capitalistas detentores dos meios de produção.

5. Explique os conceitos de alienação e ideologia, citando exemplos. (Pesquise em outras fontes)

A alienação é a diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar ou agir por si próprios. Os indivíduos alienados não têm interesse em ouvir opiniões alheias, e apenas se preocupam com o que lhe interessa, por isso são pessoas alienadas. No sentido estritamente filosófico, entende-se por alienação o processo ou estado de em que algo ou alguém é ou se converte num estranho para si próprio distante, desconhecido, alheio, outro.

A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações idéias e valores e de normas ou regras de conduta que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo e prático de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das divisões na esfera da produção.

Para Aranha & Martins (1993), ideologia trata-se do “conjunto de idéias, concepções ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão” , e esta se realiza através de uma “(...) organização sistemática dos conhecimentos destinados a orientar a ação efetiva

6. O que significa tecnocracia? Evidencie seu posicionamento.

A tecnocracia é o domínio dos técnicos e da técnica, com isso as formas de controle de produção e divisão do trabalho tornaram-se mais rigorosas, desenvolvendo-se, para tanto, métodos científicos de racionalização do trabalho, que têm em vista os objetivos já referidos de produtividade, competitividade e especialização, passamos a viver a crise desses valores, pois o ideal do progresso está sendo questionado e desmistificado, quando percebemos que o desenvolvimento da ciência e da técnica nem sempre respeita o progresso moral.

UNIDADE 2

O CONHECIMENTO HUMANO E CIENTÍFICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique a relação que caracteriza o conhecimento.

O conhecimento se caracteriza na relação que se estabelece entre o elemento de um Sujeito conhecedor e um Objeto a ser conhecido, a função do Sujeito consiste em apreender o Objeto, a essa relação dá-se o nome de conhecimento, a simples descrição do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com