TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Ideologia

Ensaios: Livro Ideologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

O livro relata vários pensamentos dos filósofos ideólogos, sistematizando assim o pensamento sobre ideologia.

Para começar temos a teoria das quatros causas que se resume em uma explicação do movimento em diferentes aspectos como qualidade, quantidade, locomoção e geração.

“As diferentes relações entre as quatros causas explicam tudo que existe o modo e como existem.” (Chauí Marilena1980).

A relação entre ideias e realidade também é abordada, explicando que é a realidade que dar origem as ideias elaboradas.

O termo ideologia surgiu em 1801, juntamente com as teorias das faculdades sensíveis, que são responsáveis por todas as concepções humanas. A ideologia é estudada e caracterizada por vários pensadores, por isso cada hora esse termo é colocado de uma forma diferente, porem o termo ideologia aparece também em um vocabulário com sentido torpe, onde Napoleão em 1812 declara que todas as desgraças ocorridas na França são por causa da ideologia; “essa tenebrosa metafisica que, buscando com sutilezas as causas primeiras, quer fundar sobre suas bases a legislação dos povos, em vez de adaptar as leis ao conhecimento do coração humano, palavras de Napoleão”.

A ideologia nada mais é que do que a ciência que estuda a formação das ideias de qualquer origem, porem sabemos que esse conceito é bastante complicado, pelo fato de que desde que foi introduzido na Europa, se tornou um conceito cheio de contradições e divergências, por isso hoje em dia é considerado um conceito ambíguo.

As concepções de ideologia de Marx ocupam uma posição central na história porem a maneira como Marx empregou e lidou com os assuntos relacionados a ideologia não foram muito claros devido a ambiguidade do assunto.

A origem da ideologia esta ligada a uma série de pressupostos relacionados a determinação social da consciência e a divisão do trabalho, essa separação aparece para dividir o trabalho material do trabalho intelectual ou seja a separação entre os proprietários e não proprietários. Essa divisão também é bastante questionada nas teorias de Marx, pois para ele é através do estado que a classe dos proprietários exerce o poder sobre o restante da sociedade fazendo- a submeterem-se as regras politicas.

Enfim a ideologia serve para nos orientar, qual ideia seguir ou decisão a ser tomada, podendo também ser um instrumento de dominação que age através do poder de convencimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com