TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos da Lógica - Marilena Chaui

Por:   •  23/9/2021  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

Elementos da lógica

Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala. A ideia de falar e argumentar pressupõe que o que está sendo dito possua um sentido para aquele que ouve.

Esse sentido fundamenta-se na estrutura lógica, quando algo "tem lógica" quer dizer que faz sentido, é uma argumentação racional.

Costumamos usar o termo “lógica” em nosso cotidiano com o intuito de apontar ou evidenciar uma obviedade, algo que já sabe de antemão. Ao responder a uma pergunta cuja a resposta se supõe óbvia, o termo “é lógico" costuma se fazer presente. Quando uma pessoa pergunta a outra se ela vai a uma festa, esta responde “é lógico que vou". Denota-se que a resposta já era óbvia para ambos antes mesmo da pergunta. Há uma correspondência óbvia entre variáveis e consequências.

Em filosofia o termo “lógica” representa um sistema, um instrumento através do qual o pensamento pode se estruturar de forma coerente e chegar a verdades indubitáveis a partir das premissas corretas. Aristóteles foi o pensador a desenvolver efetivamente a lógica como um instrumento necessário ao pensamento, ao discurso e a ciência, e definiu seus princípios.

Aristóteles define a Lógica a partir de algumas características. Ela é instrumental, é um instrumento que garante o bem pensar, a coerência o acerto do que é pensado. É formal, visto que não se ocupa com as particularidades do que é pensado ou a pontualidade dos objetos apresentados pelo pensamento, mas pela forma pura e geral pela qual os pensamentos se expressam através da linguagem. É propedêutica, indica o que deve ser conhecido antes de iniciarmos uma investigação científica ou filosófica, pois é a lógica a única ferramenta capaz de nos fornecer os métodos, raciocínios e procedimentos corretos para o conhecer. É normativa, fornece princípios, regras, leis que o pensamento deve seguir para atingir um resultado verdadeiro. Fornece os princípios necessários a demonstração, doutrina da prova, permite conhecer as consequências possíveis a partir de uma hipótese é analisar se uma conclusão é correta, verdadeira ou falsa. É geral e temporal, seus princípios leis são atemporais e não dependem de características culturais, serão os mesmos em todo tempo e lugar.

"Para Aristóteles, a lógica é a ciência da demonstração; (...) para Lyard é a ‘ciência das regras do pensamento’. Poderíamos ainda acrescentar: (...) é a ciência das leis ideais do pensamento e a arte de aplicá-las corretamente na procura e demonstração da verdade."

Maria Lucia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires

O objeto da lógica é a proposição e encadeamento de juízos que derivam da proposição constituem o raciocínio, que se exprime através do encadeamento de proposições, ao qual chamamos silogismo.

A Lógica se ocupa de analisar os elementos constituintes de uma proposição e do silogismo decorrente das interação desses, considerando os princípios de identidade, não contradição é do terceiro excluído.

Quem busca entender um pouco mais sobre o assunto precisa estar atento para a forma com que as premissas estão dispostas, pois a lógica se baseia nisso. Assim como o silogismo pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com