TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as principais funções da filosofia?

Tese: Quais são as principais funções da filosofia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  13.795 Visualizações

Página 1 de 5

Começamos por falar a respeito da filosofia, segundo estudos e estudiosos a filosofia existe a muito tempo. Há décadas atrás era mais valorizada tendo estudos mais constantes e seguidos permanentes, mas era considerada sem importância para a sociedade. Os filósofos eram tidos como pessoas desleixadas e não se preocupavam com a economia e pouco se incomodavam com os costumes da sociedade, alguns membros da sociedade daquela época até os julgavam como “loucos”. Mas o que realmente preocupava aos filósofos era compreender e tentar fazer com que a sociedade também compreendesse o pensar e o agir uns dos outros.

Quais são as principais funções da filosofia? Desvendar valores pessoais e sociais, dar sentido a existência através de criticas, construir conceitos de valores com opiniões próprias ou seja formar seres humanos pensantes com opiniões próprias sobre o mundo as pessoas e suas ações. Filosofia significa amigo da sabedoria, um termo que se encaixa perfeitamente com o contexto da palavra.

A filosofia esta e sempre esteve ligada ao desenvolvimento da sociedade, mesmo que de uma forma mais velada, em meio a tantos acontecimentos na história e na área filosófica precisamos destacar o conceito de Paidéia Grega, como já diz o nome é um conceito vindo da Grécia Antiga, que de acordo com a história aconteceu com a divisão social entre Bárbaros e Gregos, o que comandava esse conceito era a diferença social e principalmente a religião, seu ideal esta ligado a um ideal de formação educacional que procura desenvolver o homem de uma maneira que ele possa ser um cidadão melhor. Os filósofos Platão, Socrates, Freud e Nietzche participaram desse conceito.

Decorrente desse processo esta o sistema feudal, que foi marcado por transformações sendo a principal delas a transformação agrícola, a economia desse sistema era baseado na troca de produtos dentro do feudo, não via dinheiro. A Igreja Católica obtinha poder absoluto sobre a economia e principalmente sobre a educação, essa por sua vez era inteiramente baseada na bíblia, a educação era algo para poucos, somente o clero e pouca parcela de nobres tinham o privilégio de estudar.

Com o passar do tempo como em qualquer economia começaram a haver uma crise econômica no feudalismo, dando assim origem ao Capitalismo onde há uma substituição das trocas por um capital de giro o dinheiro.

É apenas no Capitalismo que passa-se a reconhecer a educação como algo necessário a todos. É a partir daí que passam a pregar o conceito de “ Direito a todas as pessoas a educação escolar”, com isso foram criadas escolas gratuitas, ou seja, as escolas públicas onde independente de sua classe social e condição econômica todos os jovens estariam juntos e teriam o mesmo tipo de ensino sem discriminação. Essa Educação burguesa percebeu que para o novo tipo de economia que estava surgindo era preciso que todos tivessem um nível de estudo semelhante e adota a educação como uma espécie de pilar. É nessa fase então que a Igreja passa a obter cada vez menos poder sobre a sociedade e sua influência sobre a educação cai por terra. Após anos de crescimento do Capitalismo acontecem novas revoluções no mundo e consequentemente na educação também. Dá –se inicio ao renascimento onde através de analises filosóficas de estudiosos compreende-se que o homem passa a ser compreendido como um sujeito capaz de domar as rédeas da história. Toda essa transformação passou a exigir um perfil de homem voltado para as relações sociais, recebendo assim uma educação destinada a inclusão de padrões comuns de civilidade. Aquele modelo de educação pré destinada por Deus do Feudalismo dá lugar a concepção de um mundo dinâmico e constituído pelas ações humanas.

Nessa mesma época acontece a Reforma Protestante, movimento que dá origem ao modelo de escola moderna e no século XVII surge a forma de ensino chamada Didática Magna. Mas é nessa mesma época que as indústrias crescem mais e mais fazendo assim com que muitos jovens tenham que trabalhar para ajudar a sua família economicamente e acabem deixando os estudos de lado, fazendo assim com novamente haja uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com