RELAÇÃO ENTRE O FILME O SHOW DE TRUMAN E O TEXTO ALEGORIA DAS CAVERNAS DE PLATÃO
Ensaios: RELAÇÃO ENTRE O FILME O SHOW DE TRUMAN E O TEXTO ALEGORIA DAS CAVERNAS DE PLATÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edw20 • 5/5/2014 • 854 Palavras (4 Páginas) • 5.659 Visualizações
RELAÇÃO ENTRE O FILME O SHOW DE TRUMAN E O TEXTO ALEGORIA DAS CAVERNAS DE PLATÃO
Disciplina: Filosofia
Alunos: Edson Gomes Fonseca
A “Caverna das Aparências” de Platão funciona como um cativeiro, e os prisioneiros que habitam seu interior, acreditam que as sombras que veem projetadas dentro dela são a realidade (os prisioneiros vivem sendo enganados por um processo de ilusão que o fazem tomar o falso como verdadeiro). O que acontece no mito da caverna é que os homens são descritos como covardes e ignorantes capazes de caçoarem e até de matarem aqueles que buscam a verdade, novas ideias, novos horizontes, ou seja, o mundo real. Para eles as sombras ali projetadas é a verdade que eles querem e creem, tornando-os assim completos ignorantes, aceitando o que é falso como verdadeiro, ficando confinados naquele mundo de mentiras.
O cenário da cidade é projetada em um globo gigantesco cercada por água, formando assim uma ilha. Dentro desse cenário artificial gigantesco, Truman vive na ‘caverna’ de um mundo fictício criado pela mídia, e que projeta a ele uma realidade perfeita, para que ele jamais sinta vontade de sair e explorar novos horizontes fora dali. Da mesma forma, o mito da caverna apresenta uma realidade que é projetada por meio das sombras.
O fato das algemas representarem a forma negativa pode-se dizer que ali é representada por não reconhecer a própria ignorância, deixando assim de procurar novos caminhos e alternativas para que possamos nos distanciar de um mundo costumeiro e sensível. Ou seja, para que eles pudessem escapar dessa “prisão” deveriam se utilizar da filosofia que para Platão, começa com admiração e para Aristóteles com o espanto. Porém acomodados com o que eles acham que é real em seu mundo, deixam de buscarem desafios, não havendo dificuldades e espanto para fugirem de sua ignorância, e assim ocultando o seu próprio senso crítico. No filme também podemos ver isso, pois o que prende Truman Burbank na ilha, é a rotina (seu cotidiano) e todas as estratégias subjetivas pensadas e aplicadas pelos mentores do reality show para torna-lo uma pessoa passiva, alienada e conformista.
Nos dias atuais, a mídia já se tornou um espaço público. O ato de observar tornou-se um vicio. A quantidade de reality shows que brotaram na televisão atualmente leva a esse fato. Milhares de pessoas passam o dia em frente à televisão ou até mesmo pela internet assistindo por exemplo BBB (Big Brother Brasil), entre outros programas que tem um grupo de pessoas que moram durante um tempo em uma casa e são filmadas durante o dia todo, podendo observar o cotidiano e criando situações para testarem os seres humanos. Ainda há o fato de eles aproveitarem o programa fazendo propagandas de produtos e marcas, até então, utilizando-se dos próprios participantes, induzindo o público a aderirem os mesmos, visando o lucro sobre toda essa encenação. Trata-se do mesmo mundo que foi retratado em O show de Truman.
Um dos prisioneiros da caverna se torna um sujeito questionador e a partir daí percorre um doloroso caminho para fora da caverna. Truman também começa a questionar o mundo a sua volta e a partir daí percorre um árduo e doloroso
...