TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomas

Monografias: Biomas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

caracteristicas formação e estrutura do solo

É chamada de Zona costeira brasileira a faixa litorânea de mais de 8,5 mil quilômetros de extensão, que se estende do Norte (Cabo Orange, na foz do Rio Oiapoque) ao Sul do país (Chuí). Refere-se a uma parte terrestre, que abrange diferentes estados e municípios, e a uma parte marinha, chamada de mar territorial brasileiro, que corresponde a uma largura de 12 milhas náuticas a partir da costa.

Devido a sua extensão, a Zona Costeira brasileira é formada por uma grande diversidade de ecossistemas. Na costa das regiõesNorte, Nordeste e Sudeste o clima é tropical.

Ao Norte, a área costeira é rica em matéria orgânica, oriunda da grande quantidade de material e partículas em suspensão que tem origem na Bacia Amazônica. Em alguns trechos, a faixa tem mais de 100 km de largura, com grandes manguezais e matas de várzea de marés. Graças à baixa densidade de ocupação, a região sofre pouco impacto ambiental, permanecendo preservada.

Na costa da região Nordeste existe uma área abundante em recifes, corais e algas calcareas, locais de imensa diversidade biológica. Em terra, predominam as praias arenosas, dunas, falésias e arrecifes de arenito. Matas e manguezais também são encontrados.

Do Recôncavo Baiano até o estado de São Paulo a região costeira, chamada de litoral sudeste tem como principal característica o predomínio da Serra do Mar, com pequenas enseadas e várias baías em uma costa muito recortada. São encontrados recifes, arenitos e falésias, sendo que as praias são caracterizadas pelas areias mais escuras.

Na região costeira da região Sul o clima é subtropical. Nessa faixa, são encontradas baías e lagoas, assim como costões rochosos, manguezais e restingas, além de praias arenosas. O assoalho marinho é predominantemente arenoso, mas também são encontradas formações rochosas e focos de solo lodoso.

A parte terrestre da zona Costeira Brasileira concentra quase um quarto da população brasileira. Treze capitais de estados brasileiros encontram-se nessa faixa, na qual antes predominava a Mata Atlântica. Os maiores trechos da costa brasileira nos quais ainda são encontradas manchas residuais de Mata Atlântica correspondem as Serras do Mar dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

e exploraçao e ocupação imobiliaria zona costeira

A faixa litorânea está inserida num processo crescente de ocupação. A este fenômeno se convencionou chamar, em neologismo, de litoralização. São pessoas que migram de rincões interiores para fixar-se em sítios a leste. Os números consolidados do Censo 2010 do IBGE não permitem dúvida: acentuou-se sobremodo a ocupação da zona costeira.

Grande parte do litoral está assentado precisamente sobre espaço natural protegido, que mereceu tutela expressa da Constituição (art. 225, § 4º), onde se lê:

(...) e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

Dunas, ilhas, costões rochosos, praias, restingas, lagunas e manguezais, formam, basicamente, os cenários da costa. Cenários estes que se encontram diante de um quadro de avanço imobiliário e de expansão urbana sobre posições até recentemente intocadas do litoral.

Vive-se a ocupação massiva da faixa litorânea, em um país historicamente inclinado à concentração demográfica junto ao oceano. Expande-se o setor da construção civil, com a oferta amiúde de crédito. As regiões litorâneas se valorizam e constituem palco atual para ocupações desordenadas, não raro ocasionando problemas de saneamento, ambientais, e até sociais. Este painel tem colocado acento em temas como a correta ocupação do solo e a preservação dos recursos ambientais.

É cediço que a colonização do Brasil se processou via costa oceânica, local de natureza esplendorosa e de recursos ambientais os mais diversos. O colonizador fixou-se em povoados a leste para desenvolver sua atividade típica de subsistência, a pesca. Aos demais colonizadores do Velho Mundo, em contrapartida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com