TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções De Cartografia

Artigos Científicos: Noções De Cartografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 10

Noções de Cartografia

Noções de Cartografia

Este artigo foi escrito para dar as mínimas condições, para que os novos membros do Grupo de Caminhadas, possam identificar e usar um mapa para orientar-se em campo. Muitos dos conceitos de Cartografia serão simplificados para que seja facilitada a compreensão em seu sentido mais amplo.

Vamos ver de modo superficial os conceitos, para depois, usá-los na prática em conjunto.

Tipos de Cartas / Mapas

Mapa - É a representação do globo terrestre, ou de trechos de sua superfície, sobre um plano, indicando fronteiras políticas, características físicas, localização de cidades e outras informações geográficas, sócio-políticas ou econômicas. Os mapas, normalmente, não tem caráter técnico ou científico especializado, servindo somente para fins ilustrativos ou culturais e exibindo suas informações por meio de cores e símbolos.

Carta - É também, uma representação da superfície terrestre sobre um plano, mas foi especialmente traçada para ser usada para ser usada em navegação ou outra atividade técnica ou científica, servindo não só para ser examinada, mas principalmente para que se trabalhe sobre ela na resolução de problemas gráficos, onde os principais elementos serão ângulos e distâncias, ou na determinação da posição, através das coordenadas geográficas (latitude e longitude).

Ou seja, Mapas tem finalidade ilustrativa, como por exemplo um "Mapa Turístico". Às vezes, nem se quer tem sistema de coordenadas, e a escala é aproximada. Já as Cartas permitem medições precisas de distâncias e direções(azimutes). Podem inclusive ser temáticas (Carta topográfica, gravimétrica, geológica, etc).

Coordenadas

O mapa serve não só para dar uma idéia do terreno, mas para identificar pontos dentro dele. Para isso, os pontos do mapa podem ser referenciados por suas coordenadas cartesianas. As coordenadas podem ser angulares (graus, minutos e segundos) ou métricas (com o metro como unidade).

Latitude e Longitude

Latitude - No sistema de coordenadas angulares, o ângulo “vertical” entre o equador e o paralelo que passa sobre o ponto, é chamado de latitude. (Macete: Lembre-se do cachorro: quando ele late, abre/fecha a boca no mesmo sentido). Se o ponto está ao Norte do Equador, tem latitude positiva. Se estiver ao Sul do Equador, tem latitude negativa.

Longitude, é a distância angular entre o meridiano de Greenwich e o meridiano que passa sobe o ponto visado. Imaginando-se o planisfério onde a Inglaterra ocupa o centro do mapa, o que estiver à oeste (esquerda) de Greenwich, tem longitude negativa. O que estiver à Leste (direita) tem longitude positiva.

Portanto, quase todo o território brasileiro tem coordenadas duplamente negativas. Pra não ficar muito feio, é comum registrar as coordenadas com o prefixo da direção (N, S, E, W).

Por exemplo, um ponto em Brasília com coordenadas (-15º 48' 11.5" -48º 03'57.2") pode ser registrado como (15º 48' 11.5" S 48º 03'57.2" W), bem mais legível né! É um ponto à 15 graus ao sul do equador, e a 48 graus a oeste de Greenwich.

Escala

É a relação que expressa a diferença de grandeza entre as feições no terreno e como elas aparecem no mapa.

A escala pode ser gráfica ou numérica. A escala gráfica tem a aparência de uma régua que mostra o tamanho no terreno de um segmento de reta no mapa.

É sempre uma fração que tem: o número “1” como numerador, indicando uma unidade de comprimento no mapa (Ex: cm, mm, polegada). Um número muito maior que 1 como denominador, indicando quantas unidades no terreno equivalem uma unidade no mapa.

Assim, uma escala 1:100.000 (lê-se "um para 100 mil"), indica que:

• 1cm no mapa equivale a 100.000cm no terreno;

• Como um metro tem 100cm, então podemos também expressar assim:

1cm no mapa equivale a 1000m

• Como 1000m = 1km, podemos expressar também

1cm no mapa equivale a 1km

Projeções

Os mapas são representações em papel (portanto em um plano) de trechos da superfície da terra que é aproximadamente esférica.

Para fazer a representação de uma superfície curva em um plano, os cartógrafos fazem uma projeção, ou seja, arrumam uma maneira de fazer a correspondência entre cada ponto da superfície da terra a um ponto sobre o mapa. A projeção cartográfica mais comum é a de Mercator (Transversa de Mercartor).

Claro que no século XXI não se faz mais projeções diretamente do globo. Os mapas são feitos hoje com levantamentos aerofotogramétricos, imagens de radar, e mais recentemente por satélite. A diferença é que a projeção se faz em uma área pequena, normalmente a área coberta por um mosaico de fotos aéreas já corrigidas e ajustadas.. Isso reduz muito as distorções.

Projeção UTM - "Universal Transverse Mercator"

O mapeamento sistemático, ou seja, detalhado e completo do Brasil é feito usando a projeção UTM nas escalas (1:250 000, 1:100 000, 1:50 000). Aquelas cartas detalhadas do Exército / IBGE / Outros.

Para se obter um mapa em Projeção de Mercator, que é um tipo de projeção cilíndrica, a idéia é a seguinte: Envolver o globo terrestre por um cilindro. Este cilindro que tem o mesmo diâmetro da Terra, e que é tangente a um ponto conveniente. Não necessariamente no Equador. Depois de projetados os pontos, perpendicularmente à superfície do cilindro, este é desenrolado.

Como característica desta projeção, teremos os paralelos projetados como retas paralelas, com distância entre elas cada vez menor, à medida que distanciamos do Equador. Teremos também um meridiano central que é uma linha reta, e os demais meridianos ligeiramente curvos.

Na projeção UTM, a Terra foi dividida em 60 fusos (meridianos), criando setores (fatias) de 6 graus de extensão. Da mesma forma, foi dividido em 30 outros setores no sentido dos paralelos criando "retângulos esféricos" de 6x6 graus. Cada cilindro é chamado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com