TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Petróleo George

Por:   •  16/4/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 5

O petróleo

DEFINIÇÃO

A palavra petróleo veio do latim e significa óleo de pedra.

O petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos -combustivel fóssil-  o petróleo contém centenas de compostos diferentes, mas é composto essencialmente por carbono (80 a 90%), hidrogênio (10 a 15%) , enxofre (até 5%), oxigênio (até 4%) , nitrogênio (até 2%)e traços de outros elementos.

Existem diferentes classificações em função da sua composição química, dependendo da densidade e da viscosidade, além de outras propriedades, a classificação do tipo de petróleo pode ser:

Leve: API > 31,1

Médio: API entre 22,3 e 31,1

Pesado: API < 22,3

Extra Pesado: API < 10,0

Sua origem é orgânica, e os fatores que indicam isso são:

1° A sua composição química C e H;

2° praticamente todo petróleo encontrado é em bacias sedimentares;

3° há  evidências químicas da presença de matéria orgânica.

Para acontecer a formação e acumulação de petróleo é  necessário que haja uma bacia sedimentar de forma economicamente vi

A existência de uma rocha rica em material orgânico denominada Rocha geradora, elas devem ser submetidas a condições adequadas de tempo, temperatura e pressão para geração do petróleo;

A existência da Rocha reservatório, condições favoráveis à migração e acumulação de petróleo e a resistência de uma rocha impermeável para reter o petróleo, denominada Rocha selante

FATORES CONDICIONANTES DA OCORRÊNCIA DO PETRÓLEO EM UMA BACIA SEDIMENTAR

  • É necessário uma série de fatores para que a formação e acumulação do petróleo seja de forma economicamente viável, alguns desses fatores são:

A existência de uma rocha geradora, que é uma rocha rica em matéria orgânica. Elas devem ser submetidas a condições adequadas de tempo, temperatura e pressão para geração do petróleo.

  • A existência de uma rocha porosidade permeabilidade para acumulação do petróleo que a rocha reservatório
  • A existência da rocha selante que é impermeável necessário para reter o petróleo
  1. ROCHA GERADORA

Ela deve possuir matéria orgânica em quantidade adequada e submetida ao estágio de evolução térmica necessária a degradação do querogêneo. A mesma Rocha deve conter o mínimo de 0,5 a 1% de teor de  carbono total.

  1. Rochas reservatório

Rocha reservatório é a rocha com porosidade e permeabilidade o suficiente e adequada à acumulação de petróleo. A maior parte conhecida encontra-se em arenitos e rochas carbonaticas, embora ocorra a acumulação de folhelhos e conglomerados.

  1. ROCHA SELANTES OU CAPEADORAS
  • Elas são responsáveis pela retenção do petróleo nas tropas ponto deve apresentar baixas permeabilidade associada a alta pressão capilar, de modo a impedir a migração vertical do petróleo. Os evaporitos e sais são rochas excelentes selantes, folhelhos também são selantes em alguns casos
  • Trapas:É um conjunto de formação geológica que permite a migração e acumulação do petróleo. O ápice ou crista corresponde ao ponto mais alto da trapa, elas podem ser identificadas em estratificadas ou estruturais

[pic 1]

EXPLORAÇÃO E EXPLOTAÇÃO DE PETRÓLEO.

•Exploração: busca por jazidas de petróleo ou gás natural através de uma avaliação de uma bacia sedimentar.

EXPLOTAÇÃO: fase de extração do petróleo e gás natural descoberto e a produção

UPSTREAM: início da cadeia produtiva da indústria petrolífera .

Tempo para descobrir:2 a 8 anos.

Tempo para produzir 20 anos

DOWSTREAM: transporte e refino

 Informações divulgadas sobre a exploração e produção de petróleo e gás no site petrobras.com.br “A exploração e a produção de petróleo e gás natural são nossas atividades centrais. Buscamos aumentar nossas reservas e desenvolver a produção para atender a crescente demanda de energia. Nossas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural são os principais componentes de nosso portfólio e incluem exploração offshore e onshore, avaliação, desenvolvimento, produção e incorporação de reservas de petróleo e gás natural.

Com a tecnologia e persistência atravessamos desafios para operar no mar, em águas profundas, desde os anos 70 na Bacia de Campos. Hoje, a produção do pré-sal, em águas ultraprofundas, já é uma realidade consolidada. Nossas atividades estão focadas em reservatórios de petróleo em águas profundas e ultraprofundas no Brasil, que representaram 95% de nossa produção total em 2021.

Como a maioria das grandes empresas de óleo e gás, atuamos em parcerias utilizando consórcios de E&P na exploração de blocos e na produção de campos de óleo no Brasil, principalmente em águas ultraprofundas.

A maior parte de nossas reservas de petróleo está em campos marítimos, o que tem levado nossas atividades de perfuração a atingirem profundidades cada vez maiores.”

[pic 2]

REFINO DO PETRÓLEO

O petróleo normalmente não é utilizado na sua forma in Natura ele deve ser refinado dando origem a diferentes hidrocarbonetos, denominados derivados de petróleo. Os principais derivados do petróleo são:

Gás liquefeito de petróleo, gasolina, querosene, nafta, óleo diesel e coque de petróleo.

O principal processo de refino do petróleo é o processo de destilação fracionada, onde o óleo cru é aquecido vaporizado e o vapor é condensado e coletado separando suas frações, esse processo ocorre porque diferentes frações possui diferentes temperaturas de condensação podendo assim serem separados em uma coluna de destilação, como o da imagem a baixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (907 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com