TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS MATRIZES ENERGÉTICAS DO BRASIL

Por:   •  3/7/2018  •  Resenha  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

PRINCIPAIS MATRIZES ENERGÉTICAS DO BRASIL

O Brasil é um país continental e o sistema energético é enorme, chegando a ser o terceiro maior gerador de eletricidade das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá, de acordo com relatório da EIA (Energy Information Administration).

A geração de energia elétrica no Brasil em centrais de serviço público e autoprodutores atingiu 578,9 TWh em 2016, resultado 0,4% inferior ao de 2015. O Brasil dispõe de uma matriz elétrica de origem predominantemente renovável, com destaque para a geração hidráulica que responde por 68,1% da oferta interna. As fontes renováveis representam 81,7% da oferta interna de eletricidade no Brasil, que é a resultante da soma dos montantes referentes à produção nacional mais as importações, que são essencialmente de origem renovável. (BRASIL 2017, p. 16-17)

Quando a questão é energia renovável o Brasil é referência para o restando no mundo, principalmente na geração de energia hidráulica, biomassa, eólica e solar. De acordo com o Ministério de Minas e Energia a oferta interna de energia elétrica está dividida em: 68,1% Hidráulica, 9,1% Gás natural, 8,2% Biomassa, 4,2% Carvão e derivados, 5,4% Eólica, 2,6% Nuclear, 2,4 Derivados de petróleo e 0,01% Solar. No contexto global o Brasil está em uma ótima posição, quando o quesito é energia eólica, mesmo não sendo tão relevante na produção geral de energia elétrica do país. Segundo o Ministério de Minas e Energia, “o Brasil subiu mais uma posição e assumiu o sétimo lugar entre os países com maior geração de energia eólica no mundo, ultrapassando o Canadá, que caiu para a oitava posição. Em termos de expansão de potência, o País mantém o quinto lugar, com 2,5 GW em 2016”.

O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. De acordo com o Ministério de Minas e Energia “a participação do gás natural destinado ao consumo setorial supera o consumo nos centros de transformação, atingindo 57,3% do total, sendo 19,3% destinado ao consumo do setor energético e 29,3% para as indústrias”. (BRASIL 2017, p. 19).

Biomassa é a energia química produzida pelas plantas na forma de hidratos de carbono através da fotossíntese, a qual é distribuída e armazenada nos corpos dos seres vivos através da cadeia alimentar, cuja base primária são os vegetais. Plantas, animais e seus derivados são biomassa. Considerada uma fonte de energia renovável, pode ser utilizada para a produção de combustíveis. Segundo a pesquisa realizada pela IEA Bioenergy Task 40 - divisão especializada em bioenergia da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) aponta que o Brasil é o país que mais utiliza biomassa na produção de energia, sendo16% do uso mundial no setor. Em seguida estão os EUA (9%) e Alemanha (7%).



...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com