TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas Sociais Urbanos

Por:   •  29/10/2015  •  Dissertação  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 3

             Problemas sociais urbanos: a violência

                                     

O objetivo deste trabalho é compreender as causas e consequências da violência nas cidades. A principal hipótese são as atitudes do governo.

        Pobreza, má distribuição de renda, desemprego, drogas. Alguns dos fatores que geram ou influenciam a violência nas cidades, que aumentam cada vez mais, sempre mais e mais casos de violência nos jornais e na televisão.

A má distribuição de renda, influenciando indiretamente o desemprego, leva muitas pessoas de famílias pobres que não tem dinheiro nem para comprar alimento, recorrerem à violência como modo de sobrevivência. O governo contribui para o aumento da violência não cumprindo o seu papel de atender a população, portanto pode ser considerado um dos motivos, talvez até mesmo o principal, nessa questão.

A falta de investimento do dinheiro público em educação, o não investimento em outros problemas sociais como poluição, saneamento básico, saúde... Tudo isso afeta a questão da violência, por mais que indiretamente, fazendo-a crescer cada vez mais, tornando assim, o governo sem duvida, parte disto.

Quanto às drogas, ilegais e não ilegais, levam até mesmo as famílias de alto nível social a participar desse problema que afeta drasticamente as cidades de todo o mundo. Sejam por falta de orientação educacional, más companhias, desentendimentos familiares, ou simplesmente curiosidade. As famílias de nível social mais baixo, não ficam de fora. O usuário de drogas, para sustentar seu vício, começa cedo ou tarde a roubar quando lhe falta dinheiro para consumir a droga. Dentro de casa, pertences de seus familiares como: joias e principalmente eletrônicos; Trocam estes por drogas, sem ao menos se importar com o real valor do que está oferecendo ao fornecedor, em troca de cigarros, maconha, entre outras... Quando fora de seu ambiente de convívio familiar: assalta. Torna-se um vicio incontrolável. Essas pessoas tendem a se tornar e agir de forma cada vez mais violenta à medida que se tornam cada vez mais dependentes.

Juntando tudo isso: o governo, as drogas, a pobreza, o desemprego, a má distribuição de renda... Cresce a violência; aumenta o numero de mortes, de usuários de drogas, e onde estão as providencias em relação a isto? O que esperar se até mesmo o governo contribui para o caos das cidades?

A solução pra tudo isso aqui no Brasil, seria investir mais na população. Ao invés de distribuir cestas básicas: melhorar a renda, aumentar o salário mínimo, investir em medidas que gerem empregos, e não trazer gente de fora pra preencher estas vagas, mas dar uma oportunidade a população. Investir em educação para que elas possam melhorar de vida e ocupar essas vagas, diminuindo o desemprego, a fome e a pobreza. Investir em saúde, para diminuir mortalidade e conceder o direito que o cidadão tem até mesmo como ser humano, de ser tratado e atendido em um hospital de forma digna. Investir em saneamento básico; Investir na limpeza das cidades, diminuindo o numero de enchentes, doenças. É investir no cidadão pra tornar ele consciente de que a violência não vai levar o país pra frente e nem ao menos levá-lo adiante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com