TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Por:   •  9/6/2021  •  Artigo  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO.

Por: Dorca do Nascimento Monteiro

A história é cíclica e ao se olhar o passado, percebe-se a inclusão e acessibilidade é realidade em nosso cotidiano, mesmo gradativamente. Visto que, somo todos iguais perante a lei. Contra essa afirmação não há questionamentos, porém quando o Estado simplesmente não oferece condições de acessibilidade àqueles que precisam, instaura-se uma situação de vulnerabilidade. É possível citar a garantia de uma vida digna e justa, por meio da facilitação e da adoção de medidas empoderadoras aos cidadãos com deficiência, para que estes não se sintam incapazes de realizar as suas atividades e, principalmente, para que façam parte das decisões de acessibilidade das comunidades e, principalmente das universidades, uma vez que serão diretamente impactados por estas.

Do mesmo modo, ao desenvolver essas ações a instituição, o aluno e seu corpo docente têm a oportunidade de uma reflexão sobre a importância de unir-se, valorizando e respeitando a diversidade humana como inerente à sociedade, preparando, garantindo e atendendo as necessidades deste público.

Visto que, o trabalho que vem sendo desenvolvido com acessibilidade e inclusão é fundamental para tornar a universidade uma instituição inclusiva e cidadã. A integração da pessoa com deficiência, o pleno exercício de seus direitos essenciais com respeito e dignidade; iguais oportunidades no meio social, sem privilégio ou paternalismo; bem como a existência de condições básicas de acesso à educação, de mobilidade e utilização de equipamentos e instalações das instituições de ensino superior; são direitos previstos em Portaria do MEC, e na Constituição Brasileira. 

Mediante o exposto, devemos priorizar mudança nas instituições não somente estrutura social, cultural e tecnológico tornando as classes subalternas produtoras de sua própria história e transformadoras da realidade cultural, universitária, política e social de uma nação. Logo o estudante acredita em muitas coisas, assim como nega outras. Ele não está pronto e acabado apenas porque recebeu uma “pequena” parte de conhecimento, mas se encontra em permanente estado de perplexidade, então através da acessibilidade e inclusão social, um campo de oportunidade se abre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com