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Antoni Gaudí - Vida E Obra

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Por:   •  4/3/2015  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

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2. VIDA

Nascido em 25 de Junho de 1852, na pequena cidade de Reus na região costeira da Catalunha, Espanha, de origem humilde, Antoni Placid Gaudí y Cornet era filho de Antonia Cornet Bertran, e de Francisco Gaudí Serra um artesão, batedor de cobre, com quem iria viver para o resto da vida acompanhado de uma sobrinha.

Desde criança sofreu de reumatismo que o acompanhou durante toda sua vida. Fato esse que o impediu de participar de muitas brincadeiras com outras crianças de sua idade, sendo assim, passava muitas horas de seu tempo livre observando animais e plantas, o que lhe fez adquirir um censo muito aguçado sobre os princípios do naturalismo.

Mostrou desde cedo interesse pela arquitetura, iniciando seus estudos na escola Provincial da Espanha no ano de 1869. Vindo a concluir seu curso oito anos mais tarde, haja visto que seus estudos foram interrompidos pelo serviço militar e outras atividades intermitentes.

Gaudí iniciou a carreira profissional ainda na universidade, trabalhando como desenhista para alguns dos mais prestigiados arquitetos de Barcelona na época, como Joan Martorell, Josep Fontserè, Francisco de Paula del Villar y Lozano, Leandre Serrallach e Emili Sala Cortés‏.

Quando saiu da escola em 1878, começou a projetar de acordo com um estilo Vitoriano bastante florido, que já era evidente nos seus projetos escolares, mas desenvolveu rapidamente uma maneira de compor por meio de justaposições de massas geométricas, até então nunca usadas, cujas superfícies eram decoradas com pedras ou tijolos modelados, painéis cerâmicos de cores vivas, e estruturas de metal utilizando formas florais ou de repteis. O efeito geral, embora os detalhes não o sejam, é Mourisco, como em suas primeiras obras que também são inspiradas pelo mesmo estilo, sendo o mosaico um elemento bastante frequente na decoração de ambientes internos e fachadas. Apesar das formas orgânicas terem sido sua maior fonte de inspiração, Gaudí também buscou estímulos na arte gótica, nos livros medievais e na arte árabe.

Durante sua trajetória projetou inúmeras obras, tais como a Cooperativa Obrera Mataronense (1878-1882), El Capricho (1883-1885), a Casa Vicens (1883-1888), o Templo Expiatório da Sagrada Família (1883-1926), Pavilhões de Güell (1884-1887), Palácio Güell (1886-1890), o Colégio de las Teresianas (1888-1890), o Palácio Episcopal de Astorga (1889-1915), a Casa Botines (1891-1894), Bodegas Güell (1895-1897), a Casa Calvet (1898-1900), a Torre Bellesguard (1900-1909), o Parque Güell (1900-1914), o Portal Mirales (1901-1902), a Casa Batlló (1904-1906), Jardins Artigas (1905-1906), a Casa Milà (1906-1910), e a Cripta da Colónia Güell (1908-1915), ainda que algumas de suas obras são reconhecidas como patrimônio histórico da UNESCO.

Gaudí esteve ligado a associação Circle Artistic de Sant Lucas, sendo São Lucas o tradicional santo padroeiro dos pintores, fundado pelo escritor Josep Lilmona em 1894, este grupo tinha a intensão de promover a arte católica em Barcelona.

Já acamado em estado terminal, após ser atropelado por um trem que trafegava na velocidade de 10km/h e ser confundido com um mendigo por usar vestes em trapos, foram-lhe administrados os últimos sacramentos. Segurava um crucifixo enquanto aguardava sua morte. Propuseram-lhe tratamento em uma clinica particular, mas ele preferiu ser

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