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Fichamento História Da Pedagogia Franco Cambi

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Por:   •  18/8/2014  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  11.351 Visualizações

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“A história da pedagogia no sentido próprio nasceu entre os séculos XVIII e XIX [...]. A história da pedagogia nascia como uma historia ideologicamente orientada, que valorizava a continuidade dos princípios e dos ideais , convergia sobre a contemporaneidade.”(CAMBI,1999,p.21)

“Se, como afirmava Gentile, a pedagogia é a teoria da auto afirmação do espirito, ela devia dissolver-se e sem resíduo- na filosofia; ou seja, sua história coincidia necessariamente com a da filosofia.”(CAMBI,1999,p.22)

“Primeiramente, a pedagogia perdia a sua exclusiva(ou quase) conotação filosófica e revelava-se constituída pelo encontro de diversas ciências e portanto como um saber interdisciplinar que entrelaçava a sua história com a de outros saberes”.(CAMBI,1999,p.23)

“Depois, a pedagogia também se prestava a um papel cada vez mais central na vida social: formar o indivíduo socializado e operar essa formação através de múltiplas vias institucionais e múltiplas técnicas( voltadas ora para o corpo, ora para o imaginário, ora para o intelecto, ora para o manual),disseminadas no corpo social.”(CAMBI,1999,p.23)

“Desde os anos 50,e cada vez mais nitidamente desde os anos 60 e 70,desenvolvel-se assim um modo radicalmente novo de fazer história de eventos pedagógico-educativo, que rompeu com o modelo teoreticista,unitário e “continuísta” do passado, fortemente ideológico.” (CAMBI,1999,p.24)

“E não se tratou de uma simples mudança de rotulo; pelo contrário :tratou-se de uma verdadeira e legitima revolução historiográfica que redesenhou todo o domínio histórico da educação[...] passou-se de um modo fechado de fazer história em educação e pedagogia par um modo aberto.”(CAMBI,1999,p.24)

“Pelo menos quatro orientações: 1.o marxismo;2.a pesquisa dos Annales e a historia total;3.a contribuição de psicanalise para pesquisa histórica;4.o estruturalismo e as pesquisas quantitativas.” (CAMBI,1999,p.25)

“O marxismo à trouxe luz[...] o papel da estrutura econômico-social e politica, politica e cultura, cultura e sociedade. A investigações de Gramsci neste campo foram exemplares e influenciaram profundamente a pesquisa histórica, e não apenas na Itália.(CAMBI,1999,p.25)

“Também a escola de Annales (uma revista nascida na França em 1929 e que teve papel fundamental na renovação da pesquisa histórica,[...]) se inspirou no marxismo, trazendo à luz as permanências ou estruturas referentes aos ”acontecidos”, mas enriqueceu e matizou sua lição ao introduzir o estudo de estruturas (ou infra-estruturas).” (CAMBI,1999,p.25)

“Os Annales sublinharam, assim, o pluralismo da pesquisa histórica e o jogo complexo das muitas perspectivas que acabam por construí-la, relacionando-a com diversas ciências sociais.”(CAMBI,1999,p25)

“Quanto a psicanalise, [...], através da “psico-história”,afirmou sua aplicação à pesquisa histórica. A psico-história é o estudo das mentalidades coletivas e individuais, legíveis”.(CAMBI,1999,p.25)

“Enfim, o estruturalismo (pense-se Foucault) e a historia quantitativa(utilizada amplamente por Le Roy Ladurie) puseram o acento sobre aqu7ilo que é impessoal na historia, sobre as estruturas que regulamos comportamentos individuais.”(CAMBI,1999,p.26)

“A historiografia atual perdeu, portanto, a certeza do método, assumindo a dos métodos e dando vida a uma intensa dialética metodológica, a que se remetem os historiadores mais atentos dos últimos decênios, de Braudel a Ariès,de Stone a Le Goff,de Duby a Vilar, de Veyne a Koselleck.”(CAMBI,1999,p.27)

“Foi particularmente Braudel quem pôs às claras este processo de revisão da temporalidade histórica, mostrando como o tempo histórico é diferente daquele, artificial, dos relógios ou do tempo, vivido, das práxis cotidianas." (CAMBI,1999,p.27)

”[...] o pluralismo tipológico dos documentos, que leva a uma liberação máxima e a um uso dialético dos vários tipos de documento. Há a abertura dos arquivos para documentos marginais[...]ou ignorados, para documentos novos ou mais bem usados.”(CAMBI,1999,p.28)

“No âmbito das teorias são, sobretudo, as filosofias, as visões do mundo e as ciências que orientam a pesquisa. Trata-se, como fazia a história da pedagogia elaborada pela pesquisa tradicional, de sondar as contribuições que a reflexão filosófica, em particular[...] trouxe à elaboração pedagógica, a estreita colaboração que ocorreu entre o dois saberes.”(CAMBI,1999,p.29)

“Na Idade Moderna,sobretudo,tanto as ideologias quanto as ciências delinearam-se cada vez mais como fatores centrais da elaboração teórica das pedagogias, dada a sua intersecção ,de um lado, com classes e grupos sociais, com grupo de governo com sistemas de controle do social.” (CAMBI,1999,p.30)

“Estamos diante de âmbitos que ,por sua vez, se articulam depois em outros subsetores(na história da escola: a historia dos docentes ou da didática, a historia legislativa e a da “vida interna” da escola, com suas regras, seus rituais, seus deleitamentos ligados à iniciação à vida social).”(CAMBI,1999,p.30 e p.31)

“Um âmbito também especifico e fundamental é o das politicas educativas, escolares, formativo-profissionais que se coloca em estreita simbiose com a historia dos Estados dos Estados e dos movimentos políticos.” (CAMBI,1999,p.31)

“Sobretudo na modernidade, as455 politicas educativas se tornaram mais explicitas, já que mais dinâmicas, menos confundidas com a transmissão inconsciente da cultura ,mais intencionais e pragmáticas.”(CAMBI,1999,p.31)

“O quando da historia social,portanto,é hoje aberto e inquieto, problemático e in itinere,mas bem delineado na importância a ser atribuída a seus objetos e na riqueza e relevância de seus métodos.”(CAMBI,1999,p.32)

“A historia da educação hoje é plural, articulada em muitos níveis, mais “macro” ou mais “micro”, que se relacionam e se entrecruzam para formar um saber magmático, mas rico tanto de sugestões como de resultados para o conhecimento das sociedades na sua historia.”(CAMBI,1999,p.32 e p.33)

”Descontinuidade que se ativa sobre o pluralismo das frentes de pesquisa, mas também-em cada uma delas-sobre a divergência [...].Ao lados das filosofias, colocam-se as ideologias e as ciências, mas em cada um desses campos delineiam-se modalidades diversas de ler os eventos.”(CAMBI,1999,p.33)

“Pluralismo

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