TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LENDA

Tese: LENDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Tese  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Curupira

Personagem travesso do folclore brasileiro, o Curupira é a representação de um menino com cabelos vermelhos, dentes verdes e pés virados para trás. A origem do nome é do tupi-guarani que significa "corpo de menino". Considerado o protetor da fauna e da flora, o Curupira assobia e deixa pegadas com seus pés virados com o objetivo principal de enganar os exploradores e destruidores da natureza.

Mula sem Cabeça

Segundo a lenda, a mula sem cabeça é um monstro do folclore brasileiro que se manifesta quando uma mulher namora um padre que, por maldição, é transformada em mula. Bastante conhecida em todo o Brasil, esta personagem folclórica é representada, literalmente, por uma mula sem cabeça, que solta fogo pelo pescoço e tem como finalidade assustar pessoas e animais. Além disso, apresenta muitas versões que variam de região para região do país.

Lobisomem

De origem europeia, a lenda do Lobisomem retrata um mostro violento com formas humanas e de lobo, que se alimenta de sangue. Acredita-se que quando uma mulher tem sete filhas e o oitavo filho é homem, esse último provavelmente será um Lobisomem. Noutras regiões, a lenda apresenta outras características, visto que o Lobisomem manifesta-se em crianças não batizadas. A transformação ocorre nas encruzilhadas em noites de lua cheia por volta da meia noite. Entretanto, ao amanhecer, torna-se novamente humano.

Boitatá

O Boitatá é uma lenda folclórica conhecida em outras regiões do Brasil pelos nomes Baitatá, Biatatá, Bitatá e Batatão. Significa na língua indígena Tupi-Guarani cobra (boi) de fogo (tata). Assim, esse personagem folclórico é representado por uma grande serpente de fogo que protege os animais e as matas. Sua origem encontra-se num texto do século XVI do Jesuíta José de Anchieta e sua narrativa sofreu muitas modificações ao longo do tempo, apresentando diversas versões conforme a região.

Boto

A lenda do Boto é originária da região amazônica sendo também conhecida pela denominação "boto cor-de-rosa" ou "Uauiará". Reza a lenda que o boto, animal que habita os rios da Amazônia, nas noites de realização das Festas Juninas, sai dos rios e transforma-se num homem muito atraente. Neste caso, seu objetivo é atrair e seduzir as mulheres para levá-las ao fundo dos rios a fim de acasalar. Por este motivo, a cultura amazônica costuma afirmar que o boto é o pai de todos os filhos de origem desconhecida.

Cuca

De origem portuguesa, a lenda da Cuca está associada muitas vezes com o “bicho papão”, ou seja, ela é uma personagem muito temida pelas crianças, pois reza a lenda que ela é uma velha feia e malvada com cara de jacaré que raramente dorme. Assim, sua personagem está associada ao rapto de crianças desobedientes e que apresentam resistência para dormir. Por isso, a tradicional cantiga de ninar crianças expõe o seguinte trecho: “Nana neném que a Cuca vem pegar”.

Negrinho do Pastoreio

De origem afro-cristã e pertencente ao folclore do sul do país, o Negrinho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com