TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De FEB

Pesquisas Acadêmicas: Lista De FEB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

Mínimo de duas páginas de resposta

Prazo de entrega: até meia-noite do dia 1 de maio de 2013

Responda as seguintes questões com base nos textos indicados para leitura:

1. Explique os condicionantes internos e externos que favoreceram a expansão da empresa açucareira.

2. O boom da mineração do Brasil ocorrida no século XVIII afetou diversas variáveis relativas às economias locais. Explique quais foram os reflexos dessa atividade nessas regiões?

3. Considerando a seguinte frase: “O ouro era uma riqueza puramente fictícia para Portugal: os próprios negros que trabalhavam nas minas tinham que ser vestidos pelos ingleses” (Pombal), comente como os preceitos do mercantilismo inibiam o desenvolvimento da indústria manufatureira no Brasil.

4. Após a chegada da Corte ao Brasil (1808), os ingleses iniciaram uma pressão internacional pelo fim do tráfico de escravos. Quais eram as suas motivações?

1-

Um condicionante interno seria o clima quente e úmido e o rico solo de massapê do litoral, especialmente em Pernambuco e na Bahia, tomaram o Nordeste a área por excelência para o cultivo da cana-de-açúcar e a abundancia de terra que facilitou o cultivo da cana. Exploração da mão-de-obra indígena no começo da instalação da empresa açucareira. O crescimento da população depois da entrada de imigrantes e escravos africanos.

Um condicionante externo era à entrada de mão-de-obra escrava, isto é, reunir pessoas que trabalhassem nos engenhos. Não seria de Portugal que viriam essas pessoas, pois sua população, em meados do século XVI era tão insuficiente que a maior parte do território ainda se achava inculto e despovoado. Quando se decidiu implantar no Brasil a escravidão negra, o tráfico negreiro já era um grande negócio desde o início do século XVI.

2-

A mineração ocorre após o declínio da produção açucareira no Brasil, época em que Portugal buscara novas fontes de renda na colônia. O governo português viu no ouro uma saída para uma grande possibilidade de recuperar a sua economia que atravessava uma grande crise.

Com a mineração Um novo polo econômico cresceu no Sudeste, relações comerciais inter-regionais se desenvolveram, criando um mercado interno e fazendo surgir uma vida social essencialmente urbana. As minas propiciaram uma diversificação relativa dos serviços e ofícios, tais como comerciantes, artesãos, advogados, médicos, professores entre outros. No entanto foi intensamente escravagista, desenvolvendo a sociedade urbana à custa da exploração da mão de obra escrava. Foi com a atividade mineradora a responsável pela criação de inúmeros empregos diretos e indiretos

Apesar de modificar a estrutura econômica, manteve a estrutura de trabalho vigente, beneficiando apenas os ricos e os homens livres que compunham a camada média. A Coroa Portuguesa adquiria lucro por meio da cobrança de taxas e impostos, ou seja , o explorador que encontrasse e extraísse o ouro deveria pagar o quinto à Coroa Portuguesa. O imposto era cobrado pelas Casas de Fundição, onde as pedras eram derretidas e transformadas em barras.

Além do quinto, havia a derrama que exigia o envio anual de 1500 kg de ouro para Portugal; e a capitação, imposto cobrado por cada escravo utilizado como mão-de-obra na extração das minas.

3-

Para pagar a dívida que tinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com