TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natureza

Artigo: Natureza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de Fisiologia.

1)Quais são as células que compõem o tecido nervoso e as suas funções?

O tecido nervoso é composto por dois tipos básicos de células, o neurônio e as células da glia. Os neurônios são as unidades funcionais do sistema nervoso, especializados em captar e conduzir o impulso nervoso por todo o sistemaatravés das sinapses. Para isso, eles liberam uma substância química conhecida por neurotransmissor. Em contrapartida, as células da glia não são capazes de gerar nem de conduzir o impulso nervoso, mas são essenciais para a manutenção do tecido, uma vez que são responsáveis pela manutenção e pelo isolamento dos axônios.

2)Como os neurônios se comunicam? Qual é a importância da bainha de mielina?

O neurônio é uma célula extremamente estimulável, capaz de perceber as pequenas variações que ocorrem ao seu redor e, assim, reagem a eles promovendo uma alteração elétrica que percorre sua membrana, denominada impulso nervoso. As cone¬xões entre elas são estabelecidas pelas próprias células nervosas e permitem a transmissão do estímulo recebido a outros neurônios, o que gera uma reação em cadeia.

As fibras mielinizadas possuem a capacidade de transmitir impulsos nervosos mais rapidamente que as fibras amielinizadas. Isso ocorre porque essas fibras estão envolvidas pela bainha de mielina, formada por camadas lipídicas. Na região envolvida por essa bainha, não ocorre a transmissão do impulso elétrico, já que esta possui a característica de ser isolante. No entanto, entre essas bainhas, em regiões sem deposição da camada lipídica, chamada de nodo de Ranvier, os impulsos passam normalmente. Assim, o impulso passa por essas fibras de modo saltatório, pulando as par¬tes da fibra que está mielinizada e despolarizando o nodo de Ran¬vier.

3)Explique o mecanismo de contração muscular. Qual o papel do sistema nervoso na contração muscular? A contração muscular é resultado de uma cascata de eventos que se sucedem. Inicialmente, é gerado um estímulo que percorre o neurônio motor até suas terminações na fibra muscular. Entre essas terminações axônicas e a membrana muscular, existe um pequeno espaço denominado de fenda sináptica. Nesse espaço, as terminações axônicas liberam uma substância neurotransmissora, a acetilcolina, que age abrindo múltiplos canais na membrana muscular que permitem a entrada de grande quantidade de íons sódio para o interior da fibra muscu¬lar. Esses íons sódio tornam positiva a carga na membrana da fibra muscular despolarizando a membrana e criando um potencial na placa terminal (PPT). Esse potencial de ação é conduzido ao longo da superfície da fibra muscular e grande parte da eletricidade do potencial de ação propaga-se profundamente para dentro da fibra muscular em direção aos túbulos T, induzindo o retículo sarcoplas¬mático a liberar grande quantidade de íons cálcio que estavam ali armazenados. Esses íons cálcio vão permitir que sejam geradas forças atrativas entre os filamentos de actina e miosina, fazendo com que os filamentos de actina deslizem sobre os filamentos de miosina, constituindo o processo contrátil.

O sistema nervoso envia a informação até o músculo e na placa motora libera uma substância chamada acetilcolina (Ach), ela por sua vez libera uma quantidade enorme de Cálcio para o citoplasma das células musculares, através do retículo endoplasmático rugoso e do meio externo. Quando estão na estrutura de miosina e actina torna-as ativas e esse gasto de energia elas se puxam o que realiza a contração.

4)Explique os tipos de fibras musculares estriadas esqueléticas.

Um pouco menos que a metade da massa do corpo huma¬no de adultos (40-50%) é composta de músculo esquelético. Suas principais funções são produzir movimento (locomoção) e regular a temperatura corporal (a contração produz calor). Cada um dos mais de 600 músculos esqueléticos do corpo humano são com¬postos de centenas de milhares de células individuais. As células

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com