Resenha Psicologia Aprendizagem
Trabalho Universitário: Resenha Psicologia Aprendizagem. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bmduarte18 • 5/4/2013 • 1.315 Palavras (6 Páginas) • 2.061 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS DE PORTO NACIONAL CURSO DE HISTÓRIA
Disciplina: Antropologia Social Acadêmico: Bruno Mendes de Jesus Professora: Mírian Tesserolli Semestre: 2ª SEM/2012.2
Resumo Crítico Aula 03 / 20.12.2012
SAHLINS, Marshall. Introdução de História e Cultura. In: História e Cultura: apologias a Tucídes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
O texto “História e Cultura” faz parte do livro Ilhas de Histórias de Marshall Sahlins. Um conjunto de ensaios sobre sociedades de regiões como as ilhas do Havaí, Fiji e Nova Zelândia. Erudito e irônico, Sahlins crítica a História e Antropologia ocidentais, questionando, por exemplo, se realmente a cultura acaba com a chegada dos colonizadores ingleses. Neste livro, Sahlins, expõe as trocas culturais entre dominados e dominantes. Ele valoriza a riqueza cultural desses grupos e nos faz compreender que Antropologia e História caminham juntas, pois a cultura organiza a situação atual em termos do passado. No capítulo cinco do livro, História e Cultura, o autor retoma a história do encontro do Capitão Cook com o povo havaiano e todas as relações envolvidas nesse contato. Sahlins pretende resgatar, para a análise cultural, acontecimento, ação, transformação; e inversamente, resgatar para a história, a análise estrutural. Para ele, a palavra estrutura remete a categorias culturais concebidas como uma rede conceitual: um sistema de diferenças e um conjunto de categorias.
Com a chegada dos barcos ingleses a ilha, instalou-se um intercâmbio satisfatório entre os moradores locais e a tripulação do capitão Cook. É importante ressaltar que nessas trocas, os objetivos eram bem distintos. Como na realidade local o princípio mais importante era a hierarquia existente; é exatamente através dessas trocas que as mulheres buscavam uma mobilidade social dentro daquela estrutura. Fato que se concretizava quando elas mantinham relações sexuais com os tripulantes ingleses que, de acordo com a tradição havaiana, eram de natureza divina. Nesse momento, podemos fazer um link com o texto de Lynn Hunt, pois segundo o autor, no momento em que o capitão Cook chega à ilha ele é classificado como uma forma histórica dentro da realidade mítica local. Representando Lono, o deus da fertilidade, o capitão Cook ocupa um lugar na estrutura existente, a isto o autor chama de signo de posição. Cook já era uma tradição para os havaianos antes mesmo de se tornar um fato.
Já no exemplo das relações sexuais entre os tripulantes e as mulheres locais, ocorre um signo em ação: categorias e valores mobilizados de acordo com a situação. Nesse exemplo ocorre uma mudança na estrutura da sociedade. As mulheres que ocupavam categorias subalternas dentro da estrutura local passam a reivindicar
...