TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revoltas Reginais

Trabalho Escolar: Revoltas Reginais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Os principais casos

A Cabanagem paraense se deu dentro de uma estrutura social que não era estável, uma vez que a região estava diretamente, mas fracamente ligada ao Rio de Janeiro. A maioria dos produtos extraídos da região norte era enviada para o Rio Janeiro.

A sociedade nortista da época da revolução da Cabanagem era composta principalmente por índios, trabalhadores escravos e os dependentes de uma minoria branca, formada por comerciantes portugueses e alguns franceses e ingleses. Essa minoria branca se concentrava em Belém, com cerca de 12 mil habitantes, e possuía uma pequena produção de tabaco, cacau e arroz. A Cabanagem paraense foi um confronto entre grupos da elite local, objetivando a liderança da província, abrindo caminho para uma rebelião popular.

A partir dessa rebelião é proclamada a independência do Pará. Uma tropa composta por índios, negros e mestiços ataca Belém e conquista a cidade após vários dias de luta. Em seguida a revolta Cabana eclode no interior da província do Grão-Pará. O principal líder dos Cabanos paraenses foi Eduardo Angelim, que tentou organizar um governo alternativo no Pará, atacando os inimigos estrangeiros, promovendo a emancipação econômica e a defesa dos índios e dos escravos africanos .

Causas e objetivos

Embora por causas diferentes, os cabanos (índios e mestiços, na maioria) e os integrantes da elite local (comerciantes e fazendeiros) se uniram contra o governo regencial nesta revolta. O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará.

Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho, moradia, comida). Já os fazendeiros e comerciantes, que lideraram a revolta, pretendiam obter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.

Consequencias

Com o fim da revolta, os cabanos acabaram dominados pelo governo, mas, mesmo assim, continuaram lutando. Em 1840, a maior parte dos cabanos já estava morta ou presa.

A principal consequência da cabanagem foi a derrota dos manifestantes sem alcançarem nenhum dos seus objetivos. Depois da revolta, a cidade de Belém ficou destruída e sua população foi dizimada.

A consequência mais marcante da cabanagem foi uma grande diminuição da taxa habitacional do Pará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com