TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revoltas da República Velha

Por:   •  21/3/2016  •  Resenha  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

Movimento do Cangaço (1870 – 1940)

O Cangaço foi um movimento diretamente relacionado à disputa da terra, coronelismo, vingança, revolta à situação de miséria no Nordeste e descaso do poder público. Ele ocorreu entre o final do século XIX e início do século XX em algumas cidades, como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Os cangaceiros eram, em sua maioria, sertanejos jagunços, capangas e empregados de latifundiários e, seu principal nome foi Virgulino, também conhecido como ”O Lampião”. Lampião nasceu em uma família muito pobre, por conta disso e pela perda da propriedade da família, além do assassinato do pai, decidiu atuar no movimento.

Eles, os cangaceiros viviam cometendo crimes, como por exemplo, assaltavam fazendas, sequestravam e matavam coronéis e saqueavam o que podiam.

Guerra de Canudos (1893 – 1897) - BH

Essa guerra, que teve início em 1896, começou com a destruição do povoado de Canudos. Em geral, as batalhas eram entre o governo federal e sertenejos liderados por Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como “Antônio conselheiro”.

Essa rebelião teve início quando moradores de Canudos queimaram documentos emitidos pelo governo, como se fosse um protesto rebelde contra a cobrança de impostos. Assim, os governantes começaram a considerar que o povoado de canudos perigosos e representavam ameaça.

O governo criou quatro expedições militares, achando que assim iriam acabar com as rebeliões. Das quatro, apenas a última eles ganharam, porém, devido ao tamanho número de mortes, acabaram com o povoado.

Revolta da Vacina (1904) – RJ

Ocorrida no Rio de Janeiro entre 10 e 16 de novembro de 1904, a Revolta da Vacina foi uma revolta popular, onde sua principal causa foi que a vacinação contra varíola, realizada pelo governo, era obrigatória, porém pessoas pobres e desinformadas não sabiam os feitos positivos da vacina e nem como ela funcionava, então, decidiram que não queriam toma – lá.

Grande parte das pessoas, reagiram com violência, destruíram prédios públicos e lojas, pois se negavam a ganhar a vacina.

Assim, o governo decidiu que iria suspender a vacina temporariamente. Algumas pessoas foram presas e deportadas pro Acre após a revolta ter sido controlada. Algum tempo depois que tudo isso aconteceu, a vacinação voltou a ser executada, portanto a epidemia da varíola havia acabado.

Revolta da Chibata (1910) – RJ

Ocorrida no ano de 1910 na cidade do Rio de Janeiro, uma de suas causas foi os maus tratos aos marinheiros que eram escondidos em forma de conseguir disciplina.

A revolta começou, após o número de chibatas se elevar para 25, o marinheiro Marcelinho Rodrigues, certo dia, feriu um de seus amigos por distração, dentro de alguns minutos o outro marinheiro já havia recebido a maior punição de todas. Cerca de 250 chibatas. O motim se agravou e os revoltosos chegaram a matar o comandante do navio e mais três oficias. Já na Baia da Guanabara, os revoltosos conseguiram apoio dos marinheiros do encouraçado de São Paulo. O clima ficou tenso e perigoso.

O líder da revolta, João Candido, conhecido também como o Almirante Negro, reagiu a carta reivindicando o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta. Caso não fossem cumpridas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com