TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio Grande Do Norte

Artigos Científicos: Rio Grande Do Norte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

POSIÇÃO E EXTENSÃO

O Rio Grande do Norte possui uma área de 52 796,79 km², a distância entre os pontos extremos Norte-Sul é de 233 km e entre os pontos extremos Leste-Oeste, 403 km,limita-se ao Norte e a Leste com o Oceano Atlântico; ao Sul com o Estado da Paraíba e a Oeste com o Estado do Ceará,abriga uma variedade de elementos naturais que se destacam na paisagem, como o relevo, o clima, a vegetação e a hidrografia.

RECURSOS NATURAIS E MEIO AMBIENTE

Relevo

A superfície do Estado do Rio Grande do Norte é formada, em grande parte, por um relevo plano. O relevo norte-rio-grandense é composto por duas unidades de relevo: terras baixas e planalto. As terras baixas são encontradas no leste, norte e oeste do Planalto da Borberema. O planalto se estabelece no norte da Serra Borborema e se estende até o sul do Estado.

As principais formas do relevo potiguar são:

Planície Costeira –

Tabuleiros Costeiros –

Depressão Sub-Litorânea –

Depressão Sertaneja –

Chapada do Apodi - são terrenos planos, ligeiramente elevados

Chapada da Serra Verde – formação que também apresenta terrenos planos e ligeiramente elevados localiza-se entre os Tabuleiros Costeiros e o relevo residual do chamado “Sertão de Pedras”,

Clima

No Rio Grande do Norte, existem três tipos climáticos: o tropical quente e úmido, osemiúmido e o semiárido quente.[58] O primeiro predomina no litoral e com chuvas no inverno e secas no verão.] O segundo caracteriza-se pelas chuvas de outono, presente apenas na extremidade ocidental do estado, com elevadas temperaturas e chuvas mais abundantes em relação ao semiárido. E o terceiro, que domina o resto da área do estado, caracteriza-se pelos longos período de seca, chuvas escassas e irregulares.

Apenas uma pequena parte do litoral norte potiguar (larga planície costeira) é de clima semiárido. Essa é a única região litorânea do Brasil com esse tipo de clima. Além da pluviosidade baixa e das temperaturas elevadas, os ventos são secos e constantes. São essas características que fazem do estado o maior produtor de sal do Brasil

Vegetação

Na região litorânea são identificadas duas características vegetais: os mangues e a floresta Atlântica (áreas remanescentes). No oeste do Estado, onde as temperaturas são elevadas e a incidência de chuvas é restrita, a cobertura vegetal predominante é a Caatinga e essas são subdivididas nas seguintes formações:

Floresta Subcaducifólia (incluindo Cerrados, Formações Florestais Secundárias, Caatinga Hipoxerófila e Floresta Subcaducifólia) ocupa uma estreita faixa entre a zona úmida e o sertão.

Caatinga Hipoxerófila

Caatinga Hiperxerófila –

Cerrados – conhecidos regionalmente como “vegetação dos tabuleiros” ou “vegetação dos tabuleiros costeiros”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com