TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICAS APLICADA A ESTETICA CAPILAR

Por:   •  26/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  2.243 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

  1. Técnicas de lavatório: Em um salão de beleza os cuidados com cabelos começam no lavatório. Como vimos em aula pratica, dentre outros cuidados, devemos lavar os cabelos suavemente com a polpa dos dedos, executar manobras suaves em movimentos circulares; nunca usar as unhas, a temperatura ideal deve ficar em torno de 20° C e a quantidade de shampoo e condicionador deve equivalente ao tamanho de cada cabelo; creme ou condicionador deve ser aplicado nas pontas e nunca na raiz. No entanto, além das técnicas de lavar os cabelos é fundamental a utilização de um bom produto. Mas escolher o melhor, ou o produto ideal para cada tipo de cabelo exige conhecimento. Nessa perspectiva, pesquise sobre os vários tipos de shampoos e condicionadores adequados ao vários tipos de cabelo. Considere em sua pesquisa o PH (potencial de hidrogênio).
  2. Elementos básicos do corte: Cabelos danificados apresentam um desgaste provocado por produtos químicos (permanentes, tinturas, descolorações, produtos inadequados, etc.), além dos danos físicos (exposição excessiva aos raios UV, uso de secadores, escovação brusca). Nos cabelos danificados, as escamas estão abertas, o que provoca perda de brilho, umidade e resistência. Não há produtos que una pontas duplas. Os produtos existem para impedir que elas avancem. Nessa perspectiva, o corte de cabelo, além do apelo estético esta relacionado com a saúde do cabelo. Nessa perspectiva, discorra sobre a importância de um corte de cabelo. Considere em sua analise a importância da matemática na relação do mesmo?
  3. Fisionomia e Penteados – (Técnicas de finalização). Pesquisar e estudar moda, conhecer e dominar algumas técnicas capilares, assim como compreender as noções do visagismo, garante ao profissional da estética um mercado amplo e promissor. Por um lado, sabe-se que as tendências de cabelos acompanham a moda das passarelas. Por outro lado, considerando que o conceito de visagismo não prioriza os padrões de beleza, ou as soluções padronizadas, derivadas das tendências de moda. Mas busca soluções que revelam o que é singular em cada pessoa, adaptando as tendências de moda ao estilo de cada um. Nessa perspectiva, utilize-se de recursos digitais ou recortes de revista, e apresente um exemplo de cabelo (corte/penteado) para a próxima estação, vindos das passarelas. No entanto, procure traduzir essas tendências para a realidade de uma pessoa comum. Considere em sua analise a pessoa como um todo: rosto, cabelo, corpo, assim como suas características físicas e psicológicas. Elabore um texto explicativo para sua imagem.

Técnicas de lavatório 

A camada externa que protege o fio, O PH ácido fecha a cutícula capilar, e ajuda a preservar a cor depositada nos cabelo assim como outros tratamentos hidratantes. O PH dos fios de cabelo varia de 4,2 a 5,8 e do couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6 e que por isso é importante usar shampoos levemente ácidos para manter o equilíbrio dos fios. O ideal é usar shampoos com PH de 4 a 5, os levemente ácidos. 

No entanto a função do shampoo é abrir as cutículas dos fios e fazer uma faxina entre eles. Por isso passamos em seguida o condicionador, que serve para fechar essas cutilas e hidratar os cabelos.

Shampoo antirresíduo: pode ser usados a cada 15 dias, ou antes, de uma hidratação mais caprichada. Lava bem o cabelo, abre as cutículas para receber tratamento e, de imediato, deixa o cabelo extremamente rígido e até embaraçado.

Shampoo transparente: pode ter cor, mas é transparente. Não é antirresíduo, mas deixa os cabelos mais limpos, prontos para receberem o shampoo indicado para seu tipo de cabelo. A maioria dos shampoos transparentes é para cabelos oleosos. Se você tem química no cabelo não precisa temer, pode usar sempre.

Shampoo leitoso: é o shampoo de tratamento, tem aspecto mais denso. Deve ser usado com o cabelo bem limpo, ou seja, lavado com shampoo antirresíduo ou transparente. Geralmente é indicado para cabelos tingidos ou secos porque hidrata os fios enquanto lava.

Shampoo translúcido: é o shampoo de uso diário, está entre o transparente e o leitoso, e perolado. Este também limpa o cabelo, mas, não como o transparente ou o antirresíduos. Por isso, melhor usar um destes antes do translúcido para um resultado melhor. Geralmente são indicados para cabelos normais e alguns para cabelos oleosos. 

Condicionador: indispensável para cabelos secos. Não têm a duração das demais hidratações, mas faz uma reparação pós-limpeza fechando as cutículas do cabelo, fornecendo nutrientes, equilibrando o PH, dando brilho, além de auxiliar no pentear. Suas proteínas criam uma barreira que ajuda a proteger de fatores externos como vento, poluição e sol.  Não deve ser usado na raiz e ser bem enxaguado, pois seus resíduos queimam os fios e causam caspa. Em excesso deixa os cabelos oleosos e pesados.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (239.3 Kb)   docx (506.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com