TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma história da ciência latino americana determina outro marco zero

Por:   •  29/8/2017  •  Resenha  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

5. Uma história da ciência latino-americana determina outro marco zero

Nós dias atuais tentamos obter o conhecimento das histórias, culturas e característica de povos que estiverem na terra antes que nós, e assim construir um conhecimento próprio para entender o que acontecia naquela época.

A história da ciência na America Latina é marcada por algumas características e algumas que vamos citar durante o texto são:

  1. O desenvolvimento em épocas pré-colombianas do que de arquitetura, engenharia, agronomia, astronomia, hidrologia, matemática, medicina, isto é, a existência de atividades cientificas relevantes.
  2. A influência da relação da ciência e tecnologia no desenvolvimento de altas culturas na América pré- colombiana.
  3. A (re) valorização desses conhecimentos e técnicas, não apenas para fazer história, mas numa tentativa de mostrar o quanto a recuperação de conhecimentos perdidos pode ser importante para homens e mulheres latino-americanas que viveram em situação de pobreza.

Entre essas características podemos citar as técnicas de agricultura que nós dias atuais poderia ser utilizada para diminuir a questão da fome.

O povo que está na história da ciência da America Latina são os incas que habitaram esse território e que deixaram a influência de sua cultura até hoje, algumas delas foram:

Aumento das dimensões dos assentamentos urbanos estabelecidos ,desenvolvimento das entidades políticas que com frequência se elevam à categoria de Estado, acumulação de capitais originada pela centralização política e pelas atividades administrativas, existência de categorias de especialistas, liberados das atividades de exclusiva subsistência, crescente divisão dos estratos sociais, com a formação de classes, execução de obras públicas em larga escala, desenvolvimento das ciências exatas e das tecnologias, criação de sistemas de escrituras e de memorização, edificação de grandes monumentos públicos, presença de uma arte naturalista, isto é, uma representação da natureza.

Arquitetura e Urbanismo

Na arquitetura e urbanismo dos Indianos, os incas criavam espaços organizados e faziam edificações para abrigar diferentes atividades sociais, religiosas e econômicas, isso dava origens as cidades. Podemos citar uma construção que surpreende a todos é Fortaleza de Sachcsaman formada por uma muralha de 300 metros de comprimento, construídas com enormes blocos de cimento. Houve também complexos arquitetônicos precisaram 25 mil homens, durante 3 a 4 gerações.

Agronomia

A agricultura indiana é fundamentada em milênios de observações e um extenso processo de domesticação de plantas, que no século XV chegou a desenvolvimento excepcional. A semeadura, a colheita, a armazenagem e implementavam novas técnicas. Era frequente que o nicho ecológico, onde se desenvolvia essa agricultura, apresentasse exigências que obrigavam a introdução de modificações no terreno e nos sistemas de aproveitamento de águas. Assim eram criadas novas oportunidades de conhecimento.

As ferramentas agrícolas incas eram muito simples, mas existiam técnicas de desidratação, maceração e congelamento para a conservação de alimentos.

Entre os incas a saúde era resultado da harmonia entre o homem e o seu Deus. A saúde só se conseguia mediante esforços, sacrifícios e a purificação entre outros. A doença era considerada um transtorno que afetava a unidade corpo- espírito o equilíbrio com a natureza ou grupo social.

O saber médico incaico preocupava-se com as causas sobrenaturais das enfermidades, mas as causas naturais, ou melhor, os fatores que eram mais facilmente reconhecíveis como traumatismo, influência do frio ou do calor, ação das fases da Lua, ofereciam elementos para mostrar como se geravam culpas e em consequência o desequilíbrio, assim havia um grupo de doenças sobrenaturais ou da alma que se associavam ás doenças do corpo.

A principal ação do curandeiro era dar ao paciente o conhecimento de sua doença, procurar mostrar-lhe as possíveis causas e com isso afastar o medo que a ignorância da causa da doença produzia.  As cirurgias curativas ocorriam em número muito significativo e muito diversificadas. Entre as que merecem destaque são as cesarianas e as trepanações cranianas. Os instrumentos cirúrgicos feitos com uma liga de ouro, pratas e cobre, que tinha a dureza do aço.

Matematica

Os incas já possuíam a noção da geometria plana e assim, a usavam para medir seus terrenos com cordas, repartindo-os pois não eram propriedades particulares. Utilizavam os Quinpus, um material feito de uma corda principal e cordas de cores diferentes pendentes entre ela. Sendo assim, era um sistema numérico para eles, porém esse material era utilizado somente para registro de informações, como por exemplo o número de machos e fêmeas formadores de rebanhos, ou até mesmo animais que morreram ou nasceram em cada mês do ano. Outro recurso, era para o envio de mensagens relacionadas a decisões do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com