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Área de concentração: Educação e Cultura Contemporânea

Por:   •  30/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

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UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Programa de Pós-Graduação em Educação

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

MESTRADO ACADÊMICO

Área de concentração: Educação e Cultura Contemporânea

Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais- TICPE

Kauan Pessanha Soares

JOVENS E GAMES: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II COM OS JOGOS “CALL OF DUTY

Orientadora: Prof. Dr.ª Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa

Rio de Janeiro

2018

RESUMO

O objetivo deste estudo foi investigar se os jogos digitais da franquia Call of Duty- World at War (Treyarch, 2008) e Call of Duty 4 – Modern Warfare (Infinity Ward, 2007), cujos enredos abordam temáticas da Segunda Guerra Mundial e de conflitos da atualidade – conteúdos abordados segundo as orientações curriculares específicas da Secretaria Municipal de Educação – Rio de Janeiro (SME/RJ) na disciplina História – podem contribuir para que estudantes pertencentes ao 9º ano, em recuperação paralela na disciplina História, do Ensino Fundamental II de uma escola municipal localizada no bairro de Paciência, possam ter suas habilidades sobre estes períodos melhor desenvolvidas.  Entre as questões norteadoras da análise, estão incluídas: a) De que modo o ensino-aprendizagem, com a utilização de jogos eletrônicos digitais, contribui com a construção do conhecimento de alunos no 9º ano do Ensino Fundamental II na disciplina História?; b) Quais habilidades podem ser estimuladas com a utilização de jogos eletrônicos em classes de História?; c) Como uma metodologia focada no uso do jogo Call of Duty-World at War e Call of Duty 4- Modern Warfare podem auxiliar estudantes do Ensino Fundamental II, em recuperação paralela na disciplina História, na compreensão da História Contemporânea e, consequentemente, a melhorar seu desempenho escolar na disciplina? Para realizar a pesquisa, foi empregada a metodologia qualitativa com o uso de grupo focal, com o intuito de utilizar os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade em oficinas com atividades baseadas nos jogos propostos. O grupo focal foi realizado com um grupo total de 13 participantes – 12 alunos e um mediador (o professor-pesquisador) que orientou a discussão. No grupo, os jovens puderam dialogar para o alcance de um objetivo ou fase do jogo proposto de modo escrito sobre os conceitos de História previamente propostos pelo docente. A proposta inicial consistiu no trabalho de duplas ou trios, dependendo da quantidade de alunos que participaram de cada etapa. Como instrumento de coletas de dados, foram utilizadas Fichas Diagnósticas, contendo os registros realizados pelos professores das classes regulares – em comum com os apontados na disciplina de História – sobre as dificuldades dos alunos encaminhados à recuperação paralela, suas observações e avaliações mensais realizadas, além do registro final sobre o desenvolvimento do aluno ao término do bimestre e o diário de pesquisa em geral. Foi realizado um aprofundamento reflexivo das experiências vividas em um espaço-tempo da pesquisa e no campo de sua própria elaboração intelectual, visando compreender e aprender descrições detalhadas e apuradas dos fenômenos questionados e investigados, descrever e realizar reflexões sobre o modo como foram produzidos os elementos investigados; pensar e descrever os resultados partindo da observação cotidiana, cuidadosa e sistemática, para que a riqueza do ambiente pudesse ser preservada e os dados comparados com versões anteriores ou posteriores.

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