TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DA CRIANÇA NAS SÉRIES INICIAIS NO UNIVERSO DA LEITURA

Por:   •  28/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ZÉ DOCA – CESZD

LICENCIATURA EM LETRAS

Edilene Freitas Santos

Projeto de Pesquisa

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DA CRIANÇA NAS SÉRIES INICIAIS NO UNIVERSO DA LEITURA

ZÉ DOCA-MA

2010

Edilene Freitas Santos

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DA CRIANÇA NAS SÉRIES INICIAIS NO UNIVERSO DA LEITURA

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Licenciatura em Letras, UEMA-CESZD, como requisito avaliativo para processo avaliativo do Trabalho de Conclusão de Curso sob orientação do professor Júlio Galvão.

ZÉ DOCA-MA

2010

SUMÁRIO

1-TEMA.............................................................................................................................4

2-PROBLEMA..................................................................................................................4

3-HIPÓTESES...................................................................................................................4

4-JUSTIFICATIVA...........................................................................................................4

5-OBJETIVOS...................................................................................................................5

5.1-GERAL........................................................................................................................5

5.2-ESPECÍFICOS............................................................................................................5

6-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.................................................................................6

7-METODOLOGIA..........................................................................................................7

8-CRONOGRAMA 2010..................................................................................................8

9- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................9

1-TEMA: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DA CRIANÇA NAS SÉRIES INICIAIS NO UNIVERSO DA LEITURA.

2-PROBLEMA

De que forma trabalhamos a leitura no universo da criança que lhe proporcione uma formação crítica e cidadã?

3-HIPÓTESES

  • A escola enquanto responsável deve suprir essa necessidade de leitura colocando a disposição dos alunos uma variedade maior de materiais escritos.
  • A leitura crítica é um processo de descontextualizar e recontextualizar um objeto com intuito de aprendê-lo e compreendê-lo.
  • A leitura se tornará proficiente quando o leitor dominar a criticidade.
  • O fenômeno literatura infantil estimula nas crianças o olhar de descoberta fundamental para o conhecimento do mundo.

4- JUSTIFICATIVA

Desde os tempos mais remotos o homem teve necessidade de viver socialmente e a língua é seu instrumento de compreensão e expressão.

Embora as possibilidades de leitura hoje sejam bem mais amplas do que as que tiveram os homens da antiguidade, a sua popularização e democratização, extensiva às classes populares, tem caminho a passos lentos. Assim, será analisada a importância da formação da criança no universo da leitura.

As instituições responsáveis pelo desenvolvimento da leitura, basicamente são a família e a escola. Será observado o papel dessas duas instituições na formação de leitores através de acompanhamento, para tomar conhecimento de como está sendo fomentada a leitura no seio escolar e familiar.

Devido a problemas sociais da grande maioria do povo brasileiro o papel da escola se amplia na formação e desenvolvimento do leitor, e por está condicionada a esses problemas sociais e econômicos, o papel da família se restringe.

A importância do livro didático no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, visto que a ele delegou-se a incumbência de acompanhar toda a vida discente do estudante.

A literatura infantil provoca sensações, dá prazer, diverte, mas acima de tudo, modifica a consciência de mundo do seu leitor. Também é pedagógica, pois pode ter a intenção educativa. Sendo assim, a obra literária deve passar uma consciência de mundo que facilite a criança no processo de aquisição de conhecimento. O conteúdo da obra deve ser o caminho entre o leitor e o conhecimento.

A escolha do tema “A formação da criança no universo da leitura” decorre das experiências profissionais vivenciadas nas escolas de Ensino Fundamental e de conversas com outros profissionais que costumam salientar que os alunos têm deficiências de leitura e não sabem interpretar um texto.

O referido trabalho pretende, pois, servir de instrumento que auxilie como fonte de reflexões e sirva também de subsídios para trabalhos complementares que estudem o tema em questão.

Não se pretende apresentar receitas milagrosas para o ensino-apredizagem da leitura, apenas mostrar a realidade da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental, sobretudo despertar nos profissionais envolvidos nessa tarefa a reflexão e a busca de soluções que contribuam para mudanças efetivas na prática desta maravilhosa forma de chegar ao conhecimento que é a leitura.

5- OBJETIVOS

5.1-GERAL

  • Analisar as contribuições do processo de compreensão da leitura, perspectivando no leitor crítico.

 5.2-ESPECÍFICOS

  • Despertar nos alunos o prazer pela leitura e escrita como fonte de informação, aprendizagem, lazer e arte.
  • Verificar estratégias de compreensão e fluência na leitura.
  • Compreender a leitura como um processo de transformação sociocultural.
  • Despertar nos profissionais mudanças efetivas na prática diária da leitura.

6-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O texto é uma unidade lingüística, oral ou escrita, com a qual afirmamos algo sobre uma determinada realidade. É o instrumento mais comum de trabalho da sociedade letrada. Travaglia (1996, p.67) define texto como “uma unidade linguística concreta (perceptível pela visão e pela audição), que é tomada pelos usuários da língua em uma situação de interação comunicativa específica, como uma unidade de sentido e como preenchendo uma função comunicativa reconhecível e reconhecida, independentemente de sua extensão”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com