TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional de Estrutura e Organização Brasileira e Educação e Diversidade.

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 10

Belo Horizonte – Unidade I – Pedagogia - Licenciatura

Desafio Profissional de Estrutura e Organização Brasileira e Educação e Diversidade.

Belo Horizonte, 24 de abril de 2014.

INTRODUÇÃO

No primeiro item vamos relatar os principais aspectos da lei de diretrizes e base da educação nacional (LDBEN 9394/96) que foi aprovada 20 de dezembro de (1996), consolida e amplia o dever público para com a educação em geral e em particular, ela estabelece princípios da educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração entre a união, os estados e o distrito federal e os municípios, atende as comunidades indígenas, de forma a respeitar a cultura e língua materna de cada tribo, além dessas determinações aborda temas como os recursos financeiros e a formação dos profissionais da educação.

No tema 02 vamos falar sobre o (PCN) – que teve início a partir do estudo de propostas curriculares e municípios brasileiros da análise realizada pela fundação Carlos Chagas sobre os oficiais de contato com as informações relativas à experiência de outros países, ele tem sua função de orientar e garantir a coerência dos investimentos do sistema educacional, socializando discursões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menos contato a produção pedagógica.

No item 03 relatamos alguns pontos relacionados ao ensino de historia e cultura brasileira e africana o trabalho com a diversidade e o convívio com a diferença possibilitam a ampliação de horizontes tanto para o professor quanto para a criança. Assumir um trabalho de acolhimento as diferenças expressões e manifestações das crianças e suas famílias significa valorizar e respeitar a diversidade

No tema 04 vamos analisar sobre referencial curricular nacional para a educação infantil na análise aponta para o tanto que a maioria das propostas concebe a criança como um ser social psicológico e histórico, tem no construtivismo sua maior referencia teórica, aponta para o universo cultural da criança como ponto de partida para o trabalho defende a educação democrática e transformadora da realidade, que objetiva a formação de cidadãos críticos.

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito à diversidade e ao multiculturalismo

A lei (LDBEN) afirma o direito á Educação garantido pela Constituição Federal. Estabeleceram os princípios da educação e os deveres do estado em relação à educação, escola pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração entre a união, os estados, o Distrito Federal e os municípios.

Segundo a (LDBEN) 9394/96 a educação brasileira em dois níveis; a educação básica e o ensino superior.

Educação Básica - Educação Infantil, creches (de 0 a 03 anos) e pré-escola de (04 a 05 anos) é gratuita, mas não obrigatória , é de competência dos municípios .

Ensino Fundamental anos iniciais do (primeiro ao quinto ano) e nos finais do (sexto ao nono ano).

É obrigatório e gratuito. A (LDBEN) estabelece que gradativamente, os municípios serão os responsáveis por todo o ensino fundamental. Na prática os municípios estão atendendo aos anos iniciais e os anos finais.

Ensino médio – o antigo segundo grau do primeiro ao terceiro ano é de responsabilidade dos estados pode ser técnico, profissionalizante, ou não.

Estabelece que todo cidadão tenha o direito ao acesso gratuito ao ensino fundamental (aos 09 anos de estudos).

Aponta para que esse direito seja gradativamente levado também ao ensino médio, determina as funções do governo federal, estados e municípios no tocante da gestão à área de educação.

Estabelece as obrigações das instituições do ensino (escolas, faculdades e universidades) determina a carga horária para cada nível de ensino. Apresenta diretrizes curriculares básicas, apontam funções e obrigações dos profissionais da educação professores, diretores, etc.

O (PCN) constitui em referencial de qualidade para a educação do ensino fundamental em todo o país, sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos do sistema educacional, socializando discursões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação dos técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menos contatos com a produção pedagógica, em linha de síntese, pode se afirmar que o currículo, tanto para o ensino médio, deve obrigatoriamente propiciar oportunidades para os estudos da língua portuguesa, da matemática do mundo físico, e natural, e da realidade social, política, enfatizando se o conhecimento do brasil. Também são áreas curriculares obrigatórias o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna passa a se constituir um componente curricular obrigatório a partir da quinta série do ensino fundamental.

Quanto ao ensino Religioso, sem onerar as despesas públicas, a (LDBEN) manteve a orientação já adotada pela política educacional brasileira, ou , seja constitui disciplinas de horário normais das escolas públicas, mas é de matrícula facultativa , respeitando as preferências manifestadas pelos alunos ou por seus responsáveis.

É de competência da união, podendo ser oferecido por estados e municípios desde que estes já tenham atendidos os níveis pelos quais é responsável em sua totalidade cabe à união a autorizar e fiscalizar as instituições privadas de ensino superior.

A educação brasileira conta ainda com algumas modalidades educação que repassam todos os níveis da educação nacional são elas; atende aos educandos com necessidades especiais. Preferencialmente a rede regular de ensino.

Educação a distancia – atende aos estudantes em tempo e espaços diversos, com a educação, profissionais e tecnológicos – visa preparar os estudantes a exercerem atividades produtivas, atualizar e aperfeiçoar conhecimentos tecnológicos científicos a educação de jovens e adultos- atende as pessoas que não tiveram acesso à educação na idade inapropriada.

Atende as comunidades indígenas, de forma a respeitar a cultura e língua maternal de cada tribo.

Além dessas determinações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com