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Resumo do texto: Estilística, poética y semiótica literária.

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

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YLLERA,Alicia. Estilística, poética y semiótica literária. Alianza Editorial, S.A., Madrid, 1974, pg. 13 a 64.

A autora inicia seu texto com uma ampla contextualização histórica da estilística e dando um grande enfoque para a sua relação com a retórica. Também durante a primeira parte do texto a autora aborda a ambiguidade que há em torno do conteúdo de estilística, já que há uma imprecisão no conceito de “estilo”. Em um primeiro momento, a autora situa a estilística de Bally como a extensão da linguística saussuriana ao campo da afetividade, ou seja, quais serão os meios de expressão disponíveis numa língua para se falar de sentimentos e emoções. Segundo o texto, há uma dificuldade em na definição do fato estilístico como desvio, conceito trazido por Jacques Dubois, tal dificuldade se expressa a partir de uma comparação com a linguagem zero e pura, o que impossibilita a compreensão da estilística como um desvio, pois o autor não deixa claro a partir de que ocorre esse desvio. Ao longo do tempo, surgiram várias correntes corelacionadas com a estilística.  As primeiras vieram com Charles Bally, que trabalhou com a possibilidade de uma tripla estilística, que fora dividida em uma categoria geral, coletiva ou individual, a primeira e a terceira apresentaram a Bally problemas que poderia dificultar o resultado durante o estudo, já que na percepção da nossa autora ele não acreditava em um estudo estilístico a partir de autores individuais e também não trabalhava com a língua propriamente dita, pois a maior fonte de pesquisa para o trabalho eram as obras literárias,por tanto viu na segunda aspectos que atraiu a sua atenção, daí surgiu o que chamou-se de estilística da língua e estilística descritiva, que é voltada para os aspectos afetivos da língua. Depois surgiram as correntes de estilística histórica e individual, a primeira idealizada como história da cultura e a segunda idealista liderada principalmente por Leo Spitzer, que vai trabalhar antes o lado psicológico do autor, ou seja, vai se concentrar na individualidade do autor. Nessa primeira fase, ele irá se apoiar no lado intuitivo para obter uma visão voltada para o geral, e, na segunda, a fase dedutiva vai ser usada para a verificação da hipótese. Ao final, ele caracterizará as estilísticas estrutural e funcional. Nessa fase a estilística será voltada para as formas e temas, terá como principais elementos a expressão advinda do autor e a recepção e percepção do leitor, ou seja, a importância do contexto.

Resumido por Luana de oliveira Rodrigues- 75591.

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