TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização e Multiletramentos

Por:   •  11/9/2021  •  Ensaio  •  10.304 Palavras (42 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 42

No método da palavra, a aprendizagem da leitura se inicia pelas palavras. Esse procedimento se baseia na tese de que cada palavra tem uma forma característica mediante a qual pode ser recordada. As palavras são apresentadas visualmente às crianças e estas as repetem em voz alta até que consigam identificá-las rapidamente. À medida que as palavras vão sendo aprendidas, são utilizadas na construção de frases. As críticas a este método consistem nas:

  1. Dificuldades que a maioria das crianças encontra para identificar as palavras, o que atrasa o processo de aprender a ler.
  2. Facilidades da criança para encontrar as palavras, o que acelera o processo.
  3. Facilidades da criança para encontrar as palavras e, ao mesmo tempo, há a demora no processo de aprender a escrever.

Assinale a alternativa correta:

A - Somente a alternativa I está correta.

Na leitura do Livro “Alfabetização e multiletramentos”, capítulo “A função social da escrita em uma sociedade letrada” entende-se que, segundo Magda Soares (2009, p. 15), letramento é:
Analise as afirmativas e posteriormente assinale a resposta correta: 

A - É uma palavra recém-chegada ao vocabulário da educação e das ciências linguísticas; é na segunda metade dos anos 80 do século passado que ela surge no discurso dos especialistas dessas áreas.

Na leitura do Livro “Alfabetização e multiletramentos”, capítulo “Alfabetização e letramento: embates e interfaces” entende-se segundo Costa Val (2006, p. 19), que os dois processos, alfabetização e letramento, são complementares “não se trata de escolher entre alfabetizar ou letrar, trata-se de alfabetizar letrando. Quando a ação pedagógica se orienta para o letramento não deve se deixar de lado ou abandonar o trabalho específico com o sistema de escrita. Do mesmo modo, não se deve pensar nos dois processos como: 

A - Sequenciais, como se o letramento fosse uma preparação para a alfabetização ou como se a alfabetização fosse condição indispensável para o letramento. 

Segundo Fanny Abramovich (1993), este desenvolvimento se passa quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais patente sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias retratam problemas existenciais típicos da infância, como o medo, a curiosidade, a dor, a perda, o carinho, a inveja, etc. O contexto mencionado refere-se a qual desenvolvimento:

C - Desenvolvimento Emocional;

Na leitura do livro " Alfabetizacao e multiletramentos", no capítulo " Abordagem histórica da alfabetização" compreende-se que segundo Bregunci (2006, p. 32),   a organização das atividades em torno da alfabetização, nos dias atuais, deverá levar em conta os aspectos a seguir:
Analise as afirmativas e posteriormente assinale a resposta correta:

  1. A progressão de níveis do trabalho pedagógico em função dos níveis de aprendizagem dos alunos e da natureza das atividades envolvendo conceitos e procedimentos pertinentes aos diversos componentes do aprendizado da leitura escrita.
  2. A compreensão e a valorização da cultura escrita, a apropriação do sistema de escrita, a oralidade, a leitura e a produção de textos escritos, a criação de um ambiente alfabetizador, ou de um contexto de cultura escrita oferecido pelas formas de organização da sala e de toda a escola.
  3. O estabelecimento de rotinas diárias e semanais, capazes de oferecer ao professor um princípio organizador de seu trabalho, desde que atenda a dois critérios essenciais: a variedade e a sistematização.

Assinale a alternativa correta:

E - e) As afirmativas I, II e III estão corretas 

Segundo José Juvêncio Barbosa (1991), uma nova proposta pedagógica para desenvolver a aprendizagem da leitura e da escrita não  nasce do nada, de um dia após o outro. Ela é sempre o resultado de uma tentativa de ruptura com o já estabelecido e, ao mesmo tempo, a procura de uma continuidade, de uma ligação com o passado. Porém,  é possível afirmar que ainda há o fato de muitas pessoas acreditarem que antigamente a educação era:

  1. Melhor porque as escolas alfabetizavam com sucesso.
  2. Os professores eram mais qualificados.
  3. Os estudantes se empenhavam mais em aprender.

Assinale a alternativa correta:

E - Todas as alternativas estão corretas.

O termo letramento foi criado quando se passou a perceber que nas sociedades contemporâneas é insuficiente o mero aprendizado das “primeiras letras”. Essa palavra surgiu para designar essa nova dimensão da entrada no mundo da escrita.  Por isso, tem-se afirmado, segundo Costa Val (2006, p. 19), que:

"  _______________  e  _______________  são processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas  _______________ , inseparáveis e ambos  _______________ ".

Dentro desse contexto, marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

A - Alfabetização - letramento - complementares – indispensáveis

Roxane Rojo, na sua obra Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social, faz um apanhado sobre as características que envolvem o ato de ler na alfabetização, a decodificação do texto – portal importante para o acesso à leitura, mas insuficiente nas capacidades envolvidas no ato de ler, de compreender. São capacidades de decodificação: 

  1. Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação).
  2. Dominar as convenções gráficas e conhecer o alfabeto.
  3. Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto, além de meras palavras, desenvolvendo assim a fluência e a rapidez de leitura.
  4. Compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita.
  5. Dominar as relações entre grafemas e fonemas e saber decodificar palavras e textos escritos.

Assinale a alternativa correta:

A - Está correto o que se afirma em: I, II, III, IV e V.

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001, p. 150), a palavra “alfabetização” significa algo como:

C - “ato ou efeito de alfabetizar; de ensinar as primeiras letras”

Na leitura do Livro “Alfabetização e multiletramentos”, capítulo “Métodos de alfabetização: alternativas” compreende-se que o método analítico-sintético ou misto método surgiu para responder às críticas feitas aos métodos sintéticos e aos métodos analíticos. Segundo Morais (2006, p. 59), o método misto é o mais usado atualmente e podemos encontrá-lo em duas formas:
Analise as afirmativas e posteriormente assinale a resposta correta: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.1 Kb)   pdf (236.2 Kb)   docx (263.2 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com