A Alfabetização é um procedimento que seu maior objetivo é a integração, expressão, comunicação, entendimento e capacitação
Por: sarodrigues22 • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 366 Visualizações
Durante o decorrer dos anos a educação teve uma grande evolução, antigamente os alunos frequentavam um ambiente carregado de proibições e normas, onde a reverência ao educador era fundamental. Porém ao longo dos anos essa linha de ensino foi considerada rígida, sendo enfatizado que não dava possibilidades para os alunos se tornarem críticos e questionadores.
A escola de antigamente, chamada de escola tradicional, tinha presente nos seus dias o castigo, que era a forma dos alunos sentir receio de cometer erros, dentro do ambiente escola, o modelo pedagógico era mais consolidado, levando um longo prazo para a modificação dos métodos pedagógico.
A partir dos anos 80 surgiu uma concepção recente de alfabetização, surgindo logo após o conceito de letramento, sendo de certo modo vinculado ao construtivismo. Durante a mudança o método da construção da escrita passou a ser realizada pelo meio de interação com o objeto de conhecimento.
Ao abordar sobre alfabetização no Brasil Mortatti (2010, p.330) salienta que decorrente da complexidade e multifacetação do processo escolar envolvido, a história da alfabetização no Brasil se caracteriza, portanto, como um movimento também complexo, marcado pela recorrência discursiva da mudança, indicativa da tensão constante entre permanências e rupturas, diretamente relacionadas a disputas pela hegemonia de projetos políticos e educacionais e de um sentido moderno para a alfabetização.
A alfabetização é um procedimento que seu maior objetivo é a integração, expressão, comunicação, entendimento e capacitação, sendo um modo de vida como disse Paulo Freire. A leitura e escrita são de grande importância para a vida do ser humano permitindo o de compreender e apreciar as ideias do outro.
...