TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO, A SOCIALIZAÇÃO E A CULTURA COMO PROCESSOS SOCIAIS

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 9

A EDUCAÇÃO, A SOCIALIZAÇÃO E A CULTURA COMO PROCESSOS SOCIAIS

Por Laerte Aparecido de Camargo

Resumo

O objetivo desse trabalho é a analisar a educação, a socialização e a cultura como processos sociais. Tendo como base o filme “O enigma de Kaspar Hauser”, dirigido por Werner, fazendo a relação do filme com a educação e processo de socialização. Tendo como a finalidade da análise em mostrar como a educação, a cultura e a socialização se completam, formando um todo que contribui ativamente nos processos sociais.

Palavras Chave: Socialização, Educação, Sociedade, Cultura e Indivíduo.

1. Educação e sociedade: educação como processo social

É a vida em sociedade que efetivamente nos transforma em seres humanos. O convívio social nos obriga a certos comportamentos e ideias que fazem com que sejamos vistos e nos vejamos como seres humanos. Assim, a ideia de “humano” não é meramente biológica, mas sim cultural.

Aquele que consideramos ser humano nada mais é do que um indivíduo que aprendeu a viver em sociedade. As ciências sociais designam como socialização o processo que faz com que os homens se tornem seres sociais, ou melhor, é o ato de um indivíduo tornar se membro de certa sociedade, num processo recíproco, no qual ele é modelado e também molda o meio em que vive com suas características peculiares. No entanto, é através da socialização que aprendemos a viver em grupo. A socialização ocorre através de vários meios, entre eles a educação, que tem como objetivo apresentar os tipos de saber de uma cultura ao indivíduo, e apresentar este á sociedade.

Para melhor entender o contexto que será discorrido, é necessário compreender o significado de tais termos. Segundo dicionário online, sociedade é “Reunião de homens que vivem em grupos organizados”, ou melhor, “conjunto de membros de uma coletividade subordinados às mesmas leis ou preceitos.” Que também tem grupos que defendem interesses comuns, “Sociedade cultural.” Já por educação, de acordo com o mesmo dicionário, compreende-se “ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais.” Ainda mais, “conhecimento e prática dos hábitos sociais; boas maneiras.”

Segundo Brandão,

“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela; para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.”

Por esta afirmação de Brandão, se entende que a educação é sim um processo socializador. Pois, toda a formação do indivíduo é extrínseco, ou seja, o indivíduo entra na sociedade como uma tabula rasa, onde todo a sua formação de indivíduo se dá através das conhecimento empírico. Como afirma Durkheim “a criança não traz, ao entrar na vida, mais do que a sua natureza de indivíduo”

No processo de socialização um educa o outro a como se comportar. Nenhuma sociedade poderia sobreviver muito tempo se os membros mais novos não fossem socializados, pois para ocupar certas posições as pessoas devem adquirir certos conhecimentos. Existem várias agências socializadoras numa sociedade, tais como: família, escola, religião, grupo de amigos, meios de comunicação etc.

Podemos dizer assim que as expressões socialização e educação têm o mesmo significado. A socialização sempre envolve um processo educativo, e todo processo educativo é um ato de socialização. O indivíduo em sociedade representa vários papéis sociais, assim como aprende com os fenômenos educacionais aos quais está inserido. A educação é como um grande agente de socialização que acaba por unificar os indivíduos.

“A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontraram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.”

Nesse sentido, a educação, enquanto fonte de socialização, nos faz vereficar que sozinhos nada conseguimos, precisamos dos outros e precisamos, de certa forma, estar adequados às regras coletivas .

2. Cultura e Socialização

Como já visto acima, a socialização é o processo através do qual as crianças, ou outros novos membros da sociedade, aprendem o modo de vida da sociedade em que vivem. Este processo constitui o principal canal de transmissão da cultura através do tempo e das gerações.

Na vida do homem, a cultura é considerada o grande contribuídor no processo social. Como diz Brandão

“no interior de todos os contextos sociais coletivos de formação do adulto, o processo de aquisição pessoal de saber-crença-e-hábito de uma cultura, que funciona sobre os educandos como uma situação pedagógica total.”

Esse processo, Brandão chamou de endoculturação , ou seja, é o processo permanente de aprendizagem de uma cultura. Assim, segundo Brandão, o processo de endoculturação esta

“dentro de sua cultura, em sua sociedade, aprender de maneira mais ou menos intencional (alguns dirão: “mais ou menos consciente”), através do envolvimento direto do corpo, da mente e da afetividade, entre as incontáveis situações de relação com a natureza e de trocas entre os homens , é parte do processo pessoal de endoculturação.[...] tudo o que existe disponível e criado em uma cultura como conhecimento que se adquire através da experiências pessoal com o mundo ou com o outro; tudo o que se aprende de um modo ou de outro faz parte do processo endoculturação, por meio do qual um grupo social aos poucos socializa, em sua cultura, os seus membros, como tipos de sujeitos sociais.”

Assim, podemos observar o quando do processo social, onde se tem a importância da contribuição da Educação e da Cultura na formação social do sujeito, a socialização. Mesmo os psicólogos afirmam que o indivíduo é culturalmente determinado, como afirma Freud “são diretamente atribuíveis ao condicionamento cultural.”

3. A relação entre sociedade e educação observada a partir do filme “O enigma de Kaspar Hauser”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com